fbpx

Especialista Mark Greven cita os erros clássicos dos Ecossistemas de Negócios

Segundo especialista, antes de investir em parcerias é preciso ter um core business bem estruturado

Antes de montar um ecossistema de negócios, é preciso entender o propósito dessa parceria e principalmente ter um core business bem estruturado. Um dos principais erros do ecossistema é não ter um negócio principal forte. Em apresentação da terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, Mark Greeven, um dos principais especialistas de ecossistemas no mundo, pontuou os principais erros cometidos.

“O ecossistema não vai funcionar se o seu core businnes não for forte. O ecossistema não é para empurrar a venda do seu produto. Ele deve ser usado para melhorar a oferta para seu cliente”, disse. Outro erro, segundo Greeven, é tentar monetizar com os produtos básicos por meio de ofertas premiun.

Greeven citou como exemplo a empresa americana Lowes, do ramo de material de construção e utensílios domésticos. Avaliada em US$ 72 milhões, a empresa criou um ecossistema em 2012. Seis anos depois, porém, descobriu que não tinha um caixa forte para ser bem-sucedida. “Eles fizeram muitas promessas para os clientes, mas demoraram para fazer parcerias e não conseguiam entregar em tempo”, disse.

Outro erro apontado por Greeven foi a demora para aproveitar os dados dos clientes gerados pelo ecossistema. “Eles não fizeram nada com os dados que coletavam dos clientes. Demoravam três anos para aprender alguma coisa e criar uma versão nova do aplicativo.” Com isso, no final de 2018, a empresa decidiu descontinuar o ecossistema.

Novo evento nesta sexta

A terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram” é promovida pela Gouvêa Ecosystem com o apoio da KPMG. Nesta sexta-feira (28), as empresas dão seguimento aos debates sobre o tema com o Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo.

O evento contará com a participação de Shaoming Yang, de Hong Kong, e ex-vice-presidente de Alibaba-AliExpress, Ricardo Geromel, investidor na 3G Radar e autor dos best-sellers “O Poder da China”, sobre tecnologia e inovação da China, e “Bi.lio.nár.ios”.

Participam, ainda, o sócio-líder de Cyber Security & Privacy da KPMG Brasil e para as Américas, Leandro Augusto Marco Antonio, o sócio-diretor de Risk Advisory Services da KPMG Brasil, Eduardo C. Azevedo, e a sócia-líder de Tributos Indiretos – KPMG Brasil, Maria Isabel Ferreira.

A moderação será de Marcos Gouvêa de Souza (fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem) e Eduardo Yamashita (chefe de operações da Gouvêa Ecosystem), autores do whitepaper “Ecossistemas de negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo”.

Imagem: Divulgação

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: