Starbucks renova programa de fidelidade e aprimora experiência digital

É a primeira grande mudança desde que o benefício chegou ao Brasil

A Starbucks acaba de anunciar o novo programa de fidelidade Starbucks Rewards, dando aos membros maneiras mais fáceis de ganhar estrelas e ter acesso a itens grátis no Brasil. O aprimoramento do programa também inclui a capacidade de resgatar estrelas por itens do menu (bebidas e comidas) e produtos, como canecas e copos reutilizáveis da Starbucks. Os membros continuarão ganhando estrelas usando cartão da rede nas lojas ou por meio do aplicativo Starbucks Brasil.

O programa também oferece aprimoramento na experiência digital com a ampliação do Starbucks Peça Pelo Celular, um recurso disponível exclusivamente para membros, no aplicativo. O recurso permite que os membros realizem e paguem antecipadamente seus pedidos em lojas selecionadas, agendem o horário de retirada e ainda ganhem estrelas Starbucks.

“Desde o lançamento do nosso programa fidelidade no Brasil, em 2014, o aprimoramento para Starbucks Rewards é a transformação mais importante no programa para oferecer aos nossos clientes uma experiência digital única”, comenta Sandra Collier, head de Marketing, Loyalty e Categorias da SouthRock. “Temos investido não apenas na tecnologia da plataforma, mas principalmente na estrutura do programa, com o objetivo de oferecer um processo mais intuitivo aos usuários, por meio de recursos que ampliam a experiência em nossas plataformas digitais.”

Membros do Starbucks Rewards agora ganham 1 estrela a cada R$ 2,50 em compras na loja ou no aplicativo.

Como funciona o Starbucks Rewards

O programa conta com seis níveis para resgate, a partir do acúmulo de 15 estrelas:

  • 15 Estrelas: nível 1 de recompensas. Inclui coberturas, essências, bases de refreshers, itens grab&go, entre outros.
  • 30 Estrelas: nível 2 de recompensas. Inclui água, café filtrado, café americano, espresso, torrada petrópolis, pão de queijo, entre outros.
  • 45 Estrelas: nível 3 de recompensas. Inclui chá quente, café latte, flat white, coxinha, donuts, entre outros.
  • 70 Estrelas: nível 4 de recompensas. Inclui frappuccinos, chocolate quente, cappuccino, porção de mini-pão de queijo, red velvet, entre outros.
  • 150 Estrelas: nível 5 de recompensas. Inclui copo reutilizável, café em grão, canecas, entre outros.
  • 300 Estrelas: nível 6 de recompensas. Inclui prensa francesa, garrafas e copos térmicos ou de acrílico, entre outros.

Além desses, os clientes também poderão aproveitar benefícios exclusivos, como o Double Star Day (Dia de Estrelas em Dobro), o acesso antecipado a novos produtos e lançamentos, convites para ativações exclusivas, como degustações de café, e novidades da marca e promoções personalizadas.

Para resgatar estrelas, em qualquer loja física da marca, o membro deve apresentar ao partner (como são chamados os colaboradores) o saldo de estrelas no aplicativo Starbucks Brasil, selecionar o produto para a troca de sua preferência (de acordo com o nível de estrelas) e confirmar o resgate através do código de barras do app.

Starbucks Peça Pelo Celular

Em lojas selecionadas, os membros do Starbucks Rewards poderão realizar pedidos e pagar antecipadamente à retirada usando o Starbucks Peça Pelo Celular, disponível no aplicativo Starbucks Brasil. O serviço está disponível hoje em lojas de São Paulo e Brasília.

Por meio da SouthRock, operadora licenciada da marca no País, a Starbucks segue com o objetivo de aprimorar a experiência dos clientes brasileiros, oferecendo inovações digitais capazes de atender e antecipar suas preferências. Dessa forma, a empresa criou a SouthRock Lab, time especializado em soluções digitais e de negócios focada no desenvolvimento de iniciativas para otimizar o relacionamento com os clientes nos ambientes físico e digital, oferecendo a Experiência Starbucks em todas as plataformas.

Nos últimos anos, Starbucks e SouthRock definiram uma agenda de crescimento com foco na expansão da marca para mercados novos e existentes. Como parte desse compromisso, a Starbucks anunciou recentemente sua chegada a três novos mercados no Brasil, no segundo semestre de 2021: Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Curitiba (Paraná), além de expandir sua presença nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal, onde já recebem clientes brasileiros em suas lojas.

Atualmente são 129 lojas Starbucks, em quatro cidades do Brasil, com mais de 1.100 colaboradores.

Programas de fidelidade

Reportagem publicada nesta terça-feira (8) no portal Mercado&Consumo mostra que os consumidores brasileiros buscam, cada vez mais, oportunidades de economizar e ter benefícios em suas compras diárias, principalmente diante da crise causada pela pandemia de Covid-19. Sendo assim, os programas de fidelidade aparecem, progressivamente, como uma “ajuda” nesse momento, aumentando o interesse de quem já participa e despertando a vontade em quem ainda não é cadastrado. As conclusões são de um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa.

Segundo a pesquisa, mais da metade dos participantes dos programas de fidelidade, 55%, disseram que, devido à atual crise, passaram a dar preferência para a compra em marcas que oferecem o benefício. Além disso, 51% deles concordaram com a frase “meus programas de fidelidade podem me ajudar a atravessar a crise causada pelo coronavírus”.

O isolamento social e a adoção do home office também causaram impacto no resgate de produtos e serviços: 67% dos participantes que responderam à pesquisa afirmaram que estão mais interessados em trocar seus pontos ou milhas por produtos para casa.

Imagem: Bigstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist