Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Vegetarianismo segue como tendência e cria oportunidades para marcas

Pesquisa da MindMiners aponta que 46% têm dificuldade de encontrar alimentos próprios

Larissa Féria de Larissa Féria
9 de junho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Vegetarianismo cria oportunidades para marcas

O vegetarianismo segue tendência de alta no Brasil. Segundo um estudo feito pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 30% dos entrevistados que estão pensando em mudar sua forma de alimentação indicaram que pretendem adotar o vegetarianismo. Segundo a última pesquisa do Ibope sobre o assunto, de 2018, o País tem quase 30 milhões de pessoas que se classificam como vegetarianas.

“Podemos dizer que um percentual bastante significativo dos brasileiros está revendo e repensando o consumo de carne e a tendência é que diminuam seu consumo”, diz Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

Entre os motivos apontados para a mudança de hábitos, a principal foi a preocupação com o bem-estar dos animais, com 47%. Em segundo lugar apareceu a saúde, com 44%, seguida pela sustentabilidade.

Vegetarianismo cria oportunidades para marcas
Danielle Almeida, CMO da MindMiners

Entre os vegetarianos e veganos ouvidos no estudo, 46% citaram a dificuldade de encontrar alimentos próprios é o principal desafios do estilo de alimentação, enquanto 65% gostariam que os preços dos alimentos fossem menores. “Alimentos prontos e semi-prontos, que sejam verdadeiramente saudáveis e adequados à dieta são uma demanda ainda reprimida quando pensamos nos desejos desses consumidores, e um incentivo a mais para aqueles que querem se tornar veganos ou vegetarianos”, diz Danielle.

A executiva destaca que essa é uma grande oportunidade para as marcas que conseguirem trazer soluções práticas para a vida desse público, assim como para aqueles que estão considerando uma transição alimentar.

Entre os produtos mais consumidos, estão hambúrgueres à base de plantas (32%), leites vegetais (30%), doce e chocolate (26%), queijo vegetal (22%) e leite vegetal (20%).

Embora muitas pessoas ainda não tenham aderido 100% a esse estilo de vida, 45% dos consumidores não compram produtos testados em animais e 41% verificam se os ingredientes têm ou não origem animal.

Entre os entrevistados, 59% acompanham influenciadores ou produtores de conteúdo que falam sobre vegetarianismo e veganismo. A mais citada foi Luiza Mell, com 33%, seguida por Luíza Motta, da Larica Vegana, com 25%. A Sociedade Vegetariana e o Vegano da Periferia seguem em terceiro, com 24%.

Oportunidades para as marcas

Não por acaso, grandes empresas de alimentos têm apostado no segmento. Nesta semana, a Unilever Food Solutions, unidade de negócios da Unilever com soluções para o foodservice, se uniu à plataforma de entrega de refeições iFood para criar uma iniciativa em benefício ao setor e, ao mesmo tempo, estimular o consumo de receitas vegetarianas.

Para participar, as casas deverão incluir em seus pratos produtos de pelo menos uma das marcas selecionadas pela companhia para a ação – The Vegetarian Butcher, carne plant-based que desembarcou no Brasil em 2020 direto para o foodservice, e maionese Hellmann’s Vegana.

“A Unilever tem um compromisso com a sustentabilidade que passa prioritariamente pela redução do consumo de proteína animal. Nesta ação, a proposta é uma aproximação do consumidor com receitas vegetarianas e veganas, mostrar que os alimentos de origem vegetal podem ser tão bons ou até melhores que aqueles de origem animal”, disse a gerente de Marketing da Unilever Food Solutions, Camille Lau.

Em maio, a PlantPlus Foods apresentou seus primeiros produtos no mercado brasileiro. A empresa, uma joint venture de Marfrig e ADM para alimentos plant-based, foi criada no ano passado.

“Nosso propósito é oferecer escolhas para os consumidores. Queremos ser a primeira opção não só para vegetarianos e flexitarianos, mas também atrair cada vez mais as pessoas que consomem carne bovina”, disse o CEO da PlantPlus Foods, John Pinto, em evento promovido virtualmente.

Ele destacou que a categoria de produtos de base vegetal vem registrando crescimento no mundo todo, mas o foco principal da empresa neste momento são os países das Américas do Sul e do Norte, que representam cerca de 40% da oportunidade global deste mercado.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Você já quebrou silos hoje?

Próxima Postagem

Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento
Foodservice

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones
Economia

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.