Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • M&C CAPITAL
    • M&C FRANCHISING
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • BANDNEWS FM
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • M&C CAPITAL
    • M&C FRANCHISING
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • BANDNEWS FM
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É assim que os bancos retomam o funcionamento de seus negócios digitais de clientes corporativos

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
2 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Bossanova lança banco digital para empreendedores, o BossaBank

Durante a pandemia da Covid-19, as empresas avançaram com sua digitalização e agora também querem trabalhar digitalmente com suas instituições de crédito.

Depois de os bancos terem se concentrado por muito tempo no segmento de clientes privados em termos de digitalização, o foco está cada vez mais nos negócios com clientes corporativos. Devido ao menor número de clientes e mais necessidades individuais, até agora eles têm contado principalmente com conversas pessoais e processos analógicos, mas a mudança relacionada ao coronavírus no mundo do trabalho está aumentando a pressão para digitalizar.

As empresas que se posicionaram de forma mais digital nos últimos meses desejam que seus bancos domésticos ofereçam mais serviços online e maior integração de transações bancárias em seus fluxos de trabalho. Ao mesmo tempo, os bancos precisam de soluções digitais para atender à crescente demanda por crédito durante a pandemia para melhor se proteger contra os crescentes riscos de crédito e fraude.

Incluindo a colaboração em uma base digital

Se os bancos desejam aconselhar seus clientes por meio de canais digitais, apoiá-los com novos serviços online e processar seus pedidos ou contratos digitalmente, eles têm que digitalizar documentos em papel e processos de trabalho. Ferramentas de gerenciamento de caso e mecanismos de regras que não apenas mapeiam e automatizam fluxos de trabalho, mas também fornecem aos funcionários recomendações para ação e tomada de decisão, ajudam-lhes nisso.
Permitem que consultores, gestores de risco e outros funcionários colaborem em diferentes locais e horários, o que a Covid-19 tornou necessário e que se exige cada vez mais dos negócios internacionais.

Considerando os requisitos locais em todo o mundo

Muito poucos clientes corporativos atuam agora apenas no mercado alemão; a maioria tem clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou outros parceiros no exterior. Como resultado, eles devem levar em consideração um grande número de diferentes requisitos legais e regulamentares. Isso não pode mais ser alcançado apenas com mão de obra. Os processos digitais facilitam a garantia automática da conformidade com as leis e diretrizes locais, porque os provedores de dados externos, como agências de crédito e registros, podem ser facilmente integrados, assim como os conjuntos de regras com os requisitos legais e regulamentares atuais fornecidos por escritórios de advocacia internacionais.

Melhorando a gestão de riscos por meio de novos dados

Os processos de verificação de conformidade, prevenção à lavagem de dinheiro, detecção de fraude e avaliação de risco geralmente só começam nos bancos quando o prazo de auditoria se aproxima. Os funcionários atualizam e avaliam manualmente centenas ou milhares de dados de clientes na data fixada, o que muitas vezes só é possível com ajuda externa devido ao enorme esforço envolvido. No entanto, esta abordagem dificilmente contribui para a prevenção de lavagem de dinheiro e para evitar riscos de crédito e conformidade, uma vez que os dados agora ficam por aí sem uso e em alguns casos não estão mais atualizados. Mudanças importantes só são perceptíveis após meses. Soluções digitais que interligam sistemas internos e incorporam fontes externas de dados, calculam riscos e identificam anomalias automaticamente reúnem os diversos processos de inspeção e os tornam contínuos. As novas fontes não apenas fornecem melhores resultados, mas também são acionadas automaticamente assim que dados importantes do cliente são alterados.

Utilizando APIs e serviços online específicos

Interfaces (APIs) são a chave para o sucesso da digitalização do banco corporativo. Elas ajudam os bancos a dissolver seus silos de dados e aplicativos e a vinculá-los aos de parceiros e clientes. Quando os bancos ainda precisam de dados de seus clientes, eles os coletam por meio de portais online seguros ou formulários de banco online, que exigem pouco esforço e digitalizam documentos em papel diretamente com funções de OCR. No entanto, as novas arquiteturas não devem ser baseadas em sistemas de backend ou canais de comunicação. A experiência mostra que é melhor focar nas micro jornadas de clientes e funcionários. Essa abordagem centrada garante que dados, lógica de negócios e fluxos de trabalho estejam disponíveis em toda a linha e que nenhum novo silo seja configurado.

Automatizando de forma inteligente utilizando IA

As pessoas mal conseguem controlar a grande quantidade de dados gerados pelo banco digital – essa é a força dos algoritmos. Eles não só assumem tarefas de automação simples, como pré-classificação de e-mails, mas também analisam todas as informações disponíveis para um processo e fornecem avaliações de risco em tempo real ou condições de oferta, entre outras coisas, e economizam tempo durante as auditorias. Originalmente, no banco corporativo, era difícil automatizar com a ajuda da IA ou criar as chamadas Próximas Melhores Ações ou Próximas Melhores Ofertas porque o número de casos era muito baixo ou os casos individuais eram muito individuais. No entanto, a demanda por crédito aumentou significativamente durante a pandemia, e as muitas novas fontes de dados e sistemas pré-treinados permitem previsões muito precisas, mesmo com números de casos menores.

Elevando a segurança cibernética a um nível mais alto

Os bancos trabalham com grandes quantidades de dados financeiros confidenciais e, portanto, são um alvo atraente para os criminosos cibernéticos. Com o avanço da digitalização, no entanto, sua superfície de ataque aumenta, entre outras coisas porque a comunicação entre funcionários e clientes ocorre digitalmente e não mais pessoalmente, e muitos sistemas precisam ser acessíveis de fora. Os cibercriminosos tentam acessar dados por meio de phishing ou explorar brechas de segurança para invadir os sistemas. Security by Default e Security by Design são requisitos importantes para todas as soluções digitais, e regras claras e treinamento para funcionários sobre o manuseio consciente de dados e aplicativos são obrigatórios.

Garantindo o sucesso do negócio a longo prazo

Com processos digitais eficientes, os bancos neutralizam os custos crescentes e as margens em queda no banco corporativo devido a requisitos de conformidade mais elevados. Eles aliviam significativamente a pressão de seus funcionários e, ao mesmo tempo, tornam a venda cruzada mais fácil para sua equipe, reduzem o risco de inadimplência nos empréstimos e fazem melhor uso de suas garantias. Além disso, interfaces e novos serviços digitais fortalecem a fidelidade do cliente e evitam que fintechs e outros especialistas em tecnologia se envolvam no relacionamento. Vendas, gerenciamento de risco e conformidade, incluindo detecção de fraude e prevenção à lavagem de dinheiro, estão se aproximando graças à digitalização e estão se aprimorando mutuamente por meio de seus dados e percepções. Por outro lado, o negócio do cliente corporativo requer uma gestão de casos muito mais individualizada que apoie os especialistas na tomada de decisões corretas e rápidas.

Lenildo Morais é gerente de projetos da Ustore
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Guedes defende novo IR e pede a empresários “um pouco mais de cidadania”

Próxima Postagem

Foodservice: 1 a cada 5 quer aderir ao modelo de dark kitchen

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Fazer compras sem gastar? Conheça o site que simula a experiência de compra
E-commerce

Fazer compras sem gastar? Conheça o site que simula a experiência de compra

24 de julho de 2026
Setor de saúde puxa digitalização no Brasil, onde 72% das marcas já possuem site próprio
Tecnologia

Setor de saúde se destaca e lidera a presença digital de empresas no Brasil

24 de julho de 2026
O futuro do varejo: intenção, contexto e a era do retail performance
Artigos

O futuro do varejo: intenção, contexto e a era do retail performance

24 de julho de 2026
O que a parceria entre Allos e Kinea nos ensina
M&C Capital

Shoppings brasileiros devem desacelerar no 2º trimestre por “consumo pressionado”, diz BTG

24 de julho de 2026
O código cultural como alavanca de vendas mais do que uma oscilação conjuntural, isso me parece refletir uma mudança estrutural e, em certa medida, inevitável para as marcas de luxo ocidentais.
Artigos

O código cultural como alavanca de vendas

24 de julho de 2026
Melissa reformula e-commerce e aposta em dados para personalizar jornada de compra
E-commerce

Melissa reformula e-commerce e aposta em dados para personalizar jornada de compra

24 de julho de 2026
Assaí recebe academia de 11 mil m² certificada pelo Guinness World Records como a maior do mundo
Serviços

Assaí recebe academia de 11 mil m² certificada pelo Guinness World Records como a maior do mundo

24 de julho de 2026
Estados Unidos anunciam sobretaxa de 12,5% a produtos brasileiros
Economia

EUA anunciam sobretaxa de 12,5% para produtos brasileiros por suposto uso de trabalho forçado

23 de julho de 2026
Próxima Postagem
Foodservice: 1 a cada 5 quer aderir ao modelo de dark kitchen

Foodservice: 1 a cada 5 quer aderir ao modelo de dark kitchen

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anvisa proíbe venda e uso de cosméticos irregulares; veja a lista

Anvisa proíbe venda e uso de cosméticos irregulares; veja a lista

24 de julho de 2026
Dólar volta à casa dos R$ 5,80 depois de sequência de quedas; ontem, cotação chegou a R$ 5,77

Bank of America eleva dividendo trimestral em 14% e mantém programa de recompra de ações

24 de julho de 2026
Fazer compras sem gastar? Conheça o site que simula a experiência de compra

Fazer compras sem gastar? Conheça o site que simula a experiência de compra

24 de julho de 2026
Brasileiros endividados: 54% começaram 2026 com pendências financeiras

Durigan defende criar formas de barrar crédito a pessoas endividadas

24 de julho de 2026
iFood lança programa de gestão para restaurantes parceiros

iFood lança programa de gestão para restaurantes parceiros

24 de julho de 2026
Márcio Elias: 21% das exportações ficariam expostas a novas tarifas

Abiquim: exportações para os EUA recuam cerca de 18% após primeiro ciclo do tarifaço

24 de julho de 2026

Copyright © 2026 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Gouvêa Ecosystem
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie na M&C
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

“A Mercado&Consumo possui parceria com o Grupo UOL, que utiliza "cookies" essenciais e outras tecnologias semelhantes para a coleta e processamento de dados, os quais são feitos nos termos da política de privacidade do Grupo UOL.”