O Carrefour Brasil criou um programa de incentivo à vacinação para os seus mais de 35 mil colaboradores que trabalham na operação das lojas, postos e centros de distribuição. A partir de agora, quem for imunizado com a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 terá direito a um dia de folga para cada aplicação. Colaboradores ativos que já se vacinaram também terão o mesmo benefício de folgas.
A empresa diz que, desde o começo da pandemia, vem tomando medidas de segurança para seus colaboradores e clientes e as medidas resultaram na certificação do selo internacional My Care, que atesta a eficácia e qualidade das medidas adotadas. Logo no surgimento da Covid-19, por exemplo, todos os funcionários com comorbidades foram afastados como forma de preservar a saúde, sem que isso afetasse suas rendas.
Ações como a do Carrefour ainda não são comuns aqui no Brasil, mas, nos Estados Unidos, varejistas de vários segmentos têm anunciado medidas de estímulo à vacinação – tanto de funcionários, quanto de clientes.
A Casa Branca fez parcerias com mercearias e farmácias, incluindo Albertsons, Safeway, Target e CVS, que oferecem descontos em itens das lojas para consumidores que chegam nelas vacinados. Até 25 de julho, as lojas das varejistas Office Depot e OfficeMax em todo o país farão cópias e colocarão lâminas de proteção em cartões de vacina da Covid-19 gratuitamente.
A varejista americana de eletrônicos Best Buy realizou uma ação prevendo sorteios de mais de US$ 100 mil em prêmios em dinheiro para incentivar os funcionários a se vacinarem contra a Covid-19.
“A escolha de ser vacinado é inteiramente sua e a empresa não está exigindo isso”, disse a Best Buy em nota aos funcionários, segundo informações do StarTribune. “Mas, se você tomou a vacina ou está planejando fazê-lo, não perca – você tem cerca de sete semanas a partir de hoje para concorrer!”
Imagem: Bigstock