Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Varejo precisa tirar o ‘gap’ da tecnologia”, diz CEO do Banco Carrefour

Carlos Mauad participou de evento sobre transformações no mercado financeiro

Redação de Redação
21 de julho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia", diz CEO do Banco Carrefour

Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour

Crises financeiras sucessivas tiraram, ao longo dos anos, o poder de investimento dos varejistas no Brasil. Isso faz com que as empresas do setor precisem correr para se atualizar quando o assunto é inovação tecnológica. É um movimento inevitável, na análise do CEO do Banco Carrefour, Carlos Mauad. “O varejo precisa tirar o ‘gap’ de tecnologia”, disse, durante a quarta edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, realizada nesta terça-feira (20) pela Gouvêa Ecosystem.

O evento virtual, que reuniu mais de 60 CEOs de grandes empresas, teve como tema as “Transformações do mercado financeiro e seus impactos no varejo e consumo”. Além de Mauad, contou com a participação do presidente do Banco Original, Alexandre Abreu. A mediação foi do fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza, que também é publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Para Mauad, as empresas do varejo não podem abrir mão de atuar também na área de pagamentos, porque ela é central nos negócios. “O banco acaba sendo o braço que promove todas as soluções para o consumidor final, para os parceiros e para os fornecedores no que diz respeito a produtos finais e financeiros”, afirmou.

Apesar de destacar o trabalho feito pelas fintechs e big techs, ele considera que os grandes bancos ainda são seus maiores concorrentes, por causa da ampla capacidade de investimento dessas instituições financeiras.

O executivo do Banco Carrefour destacou, ainda, o trabalho que vem sendo feito pelo Banco Central do Brasil, responsável pelo desenvolvimento do sistema de pagamentos eletrônicos Pix, pelo cadastro positivo e pelo Open Banking. “É um caso único no mundo”, salientou.

"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia"
Alexandre Abreu, presidente do Banco Original

A revolução do Pix

O presidente do Banco Original, Alexandre Abreu, também chamou a atenção para essas iniciativas. Para ele, o Pix revolucionou os meios de pagamento no Brasil e tem potencial de substituir até mesmo os cartões de débito e crédito, que são os preferidos pelos brasileiros.

“O Pix Saque tem um potencial gigantesco para substituir os caixas eletrônicos porque os estabelecimentos [comerciais] vão poder desovar o dinheiro do caixa casado com a compra. Também tem potencial para concorrer com os cartões de débito e crédito, com o agendamento de pagamento, por exemplo”, disse.

Abreu acredita que o comércio que não se adaptar para receber o Pix não vai conseguir vender porque o consumidor quer usar o celular para pagar. No Banco Original, 82% dos valores recebidos e 78% dos enviados já são feitos por esse meio.

Da mesma forma, o Open Banking, que está sendo implantado pelo Banco Central, causará uma transformação no mercado. “O Open Banking tem potencial para aumentar muito a concorrência no mercado financeiro. Os bancos tradicionais sabem quando o cliente recebe, o que ele paga e o que ele faz com o dinheiro. Esses dados possibilitam que eles saibam qual é o melhor momento de oferecer um produto. Já os digitais e as fintechs não possuem esse histórico.”

A segunda fase do Open Banking, que foi adiada pelo BC, vai permitir que os clientes autorizem o compartilhamento de dados e façam a portabilidade com outros bancos e fintechs. “À medida que o cliente se conscientiza de que ele é o dono desses dados e que pode fornecer para quem quiser, [os bancos digitais e fintechs] vão poder formatar melhores ofertas”, afirmou.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Próxima Postagem

Grupo Soma confirma preço por ação em “follow on” a R$ 19,20

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Grupo Soma

Grupo Soma confirma preço por ação em "follow on" a R$ 19,20

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.