Amazon lança entrega Prime gratuita em um dia para mais de 50 cidades

Empresa diz que busca vencer as distâncias abrindo mais centros de distribuição

Amazon lança entrega Prime gratuita em um dia para mais de 50 cidades

A Amazon anunciou nesta terça-feira (3) a entrega grátis em um dia para membros do programa de fidelidade Prime. O benefício não tem valor mínimo de compra, e está disponível em mais de 50 cidades brasileiras, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco e também no Distrito Federal. O anúncio vem em um momento em que os concorrentes como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas já realizam entregas em horas.

Segundo Mariana Roth, líder de Amazon Prime para o Brasil, a estratégia da companhia é fazer anúncios de novos prazos mínimos de entrega apenas quando a companhia tem certeza de que conseguirá cumpri-lo, preferindo surpreender positivamente o cliente ao entregar antes do prometido.

Questionada a respeito do quanto a falta de lojas físicas atrapalha a companhia a acelerar a velocidade de suas entregas como a concorrência, que usa os pontos físicos como minicentros de distribuição mais próximos dos clientes, ela afirma que a Amazon busca vencer as distâncias abrindo mais centros de distribuição, sem especificar quantos ou em quais lugares.

“Operamos atualmente nove Centros de Distribuição: cinco em Cajamar (São Paulo), um em Betim (Minas Gerais), um em Santa Maria (DF), um em Santa Rita (RS) e um em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco)”, diz Mariana.

Hoje, mais de 700 cidades contam com entrega Prime gratuita em dois dias, incluindo Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Vitória. Para todas as outras regiões, a Amazon oferece entrega Prime gratuita a partir de três dias. A empresa não comenta quais os maiores desafios logísticos do Brasil, por considerar o tema estratégico.

Em junho, a Americanas ampliou a operação com cinco voos semanais diretos de Hong Kong, na China, ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. A empresa reduz o prazo máximo de entrega desta frente de negócios de 21 para 11 dias para produtos de diversas categorias. A Americanas garante ainda o rastreio completo dos pedidos até a entrega na casa do cliente.

A operação, conduzida pela LETs – plataforma de logística da Americanas – agora conta com o fretamento de voos cargueiros internacionais, por meio de parceiros logísticos, para ampliar a conexão do Brasil com lojistas da China. A iniciativa também reduz as escalas da rota, criando um “duto internacional expresso” para os produtos. Até então, a companhia operava com dois voos semanais.

Recentemente, o AliExpress, do Grupo Alibaba, reduziu de 12 para até 7 dias o prazo de entrega para compras internacionais. Segundo a empresa, o prazo menor é possível graças a experiência logística que, atualmente, opera cinco voos fretados por semana para o Brasil. Um sexto voo semanal está em processo de implementação.  A empresa também investiu em tecnologia Big Data para que identificar as diferentes compras que um usuário faz no marketplace, em múltiplas lojas, e reuni-las todas em um só pacote.

Com informações Estadão Conteúdo (Talita Nascimento)
Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile