A Disensa, rede de franquias da Lafargeholcim, está atraindo novos investidores para o varejo de material de construção. Atualmente, dos 272 contratos firmados com a rede, 26% referem-se a franqueados que decidiram abrir lojas de material de construção, seja como seu primeiro negócio, seja como um novo ramo de atuação.
Em 2021, as 28 unidades já implantadas neste perfil somaram um faturamento de R$ 48,4 milhões, com uma média de R$ 2,6 milhões mensais.
“O setor de construção vem apresentando excelente performance desde 2020, o que atraiu a atenção de investidores. Acreditamos que a Disensa acabou sendo uma escolha natural, por seus excelentes resultados financeiros e operacionais recentes, resultado de estratégia, estrutura, profissionalização, além de toda a estrutura oferecida aos franqueados. Os empresários que optaram pela rede vêm se mostrando muito satisfeitos com a parceria e relatam que o retorno financeiro logo nos primeiros meses costuma ser maior que sua expectativa”, afirma o gerente-geral da Disensa no Brasil, Henrique Guterres.
A rede está presente em seis Estados: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A Disensa vem fortalecendo esse novo nicho de mercado, em paralelo com seu modelo de franquia de conversão, que transforma lojas de bairros em membros da rede.
“Estamos observando o crescimento deste perfil de investidor. Em São Paulo, no primeiro semestre de 2021, registramos um aumento de 167% no número de contratos com este perfil, comparado a igual período de 2020. Esses empresários costumam ser muito exigentes em relação às ações da franqueadora, mas também muito engajados e proativos. Como são lojas que começam do zero, elas conseguem seguir totalmente as orientações da franqueadora, principalmente no que se refere a mix de produtos e layout de loja. Com isso, conseguem rapidamente atingir excelentes resultados”, ressalta Henrique Gutterres.
Resultados recordes
A Disensa vem registrando resultados financeiros e operacionais recordes em 2021. A empresa encerrou o semestre com faturamento de R$ 114,5 milhões, 23,4% superior aos R$ 92,8 milhões registrados em igual período de 2020.
De janeiro a junho, foram fechados 66 novos contratos, 24% a mais que os 54 assinados em todo o ano passado. Este ano, a expansão da rede vem sendo puxada fortemente pelo avanço no mercado paulista, que concentra 40% de todo o comércio de material de construção no Brasil. Nos primeiros seis meses, foram assinados 29 novos contratos no Estado, 43% do total firmado pela empresa no período.
Ao longo do semestre, a Disensa realizou diversas ações voltadas para divulgação e fortalecimento da rede, parcerias para oferecer soluções financeiras e alavancar os negócios dos parceiros, além de treinamentos e consultorias. Nos últimos seis meses, 355 pessoas foram treinadas, entre franqueados e vendedores, e 755 consultorias realizadas, de forma online ou presencial.
Os cursos e consultorias promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.
Em 2021, a Disensa promoveu mais de 50 ações nos pontos de venda e de divulgação dos cimentos da Lafargeholcim. Os eventos contaram com dinâmicas voltadas para o consumidor final, muitas com a presença do Deco, personagem criado pela rede, inspirado na figura do vendedor.
Imagem: Divulgação