Abrasel lança campanha com dicas de economia de energia elétrica

Na semana passada, entidades enviaram ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando o retorno do horário de verão

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou a campanha “Menos Desperdício e Mais Economia”, com dicas práticas para bares e restaurantes pouparem energia elétrica. Além dos posts em redes sociais, a campanha traz também uma cartilha com orientações para os estabelecimentos evitarem gastos desnecessários. São informações sobre como preparar melhor os ambientes, como lidar com equipamentos (como refrigerador, freezer e ar-condicionado) e também dicas para as equipes (para acessar a cartilha, clique aqui).

Na semana passada, entidades empresariais enviaram novo ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando o retorno do horário de verão, ainda este ano. Entre as justificativas apresentadas para que parte do País atrase o relógio em uma hora, estão a contribuição na economia de energia diante da crise hídrica, além de um incremento no faturamento dos setores de bares e restaurantes e hoteleiro.

“Como é sabido, estamos diante de uma intensa crise hídrica agravada pela escassez de chuvas, situação que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica em parte do Brasil. São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, diz o pedido, que foi assinado, além da Abrasel, por  várias organizações, entre elas UNECS e CNTur.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a volta do horário de verão é duplamente benéfica para o País. “Estamos enfrentando dois momentos extremamente difíceis, que é retomada das atividades de milhões de pequenas empresas que sofreram muito com a pandemia e essa crise hídrica histórica, que desencadeia uma crise de abastecimento energético. Entendemos que a retomada do horário de verão trará um ganho nesses dois cenários, de um lado possibilitando faturamento adicional para bares, restaurantes e cadeia do turismo, e, por outro lado, contribuindo para economia de energia, incentivando, inclusive, que a sociedade faça sua parte. Cada real a mais que entra no caixa desses negócios ou cada quilowatt poupado representam um ganho no enfrentamento destes grandes desafios”, afirma.

Além de grandes entidades relacionadas ao setor, empresários como Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, são adeptos ao retorno do horário de verão. “Hoje, mais de 70 países utilizam a medida, demonstrando que ela influencia sim, positivamente, para a economia. Além disso, neste período em que enfrentamos uma crise hídrica, este artifício também é uma maneira de economizarmos energia elétrica” afirma o empresário.

As entidades ainda aguardam resposta oficial do presidente Jair Bolsonaro.

Imagem: Envato

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist