fbpx

Magazine Luiza, Suzano e XP são as marcas mais citadas em pautas sobre ESG

Mais de mais de 580 marcas foi mencionada por 50 jornais e portais de notícia usando como filtro as palavras ESG e diversidade

Magazine Luiza, Suzano, XP Investimentos, Carrefour e BlackRock foram as cinco empresas mais citadas quando o assunto é diversidade de equipe, que faz parte do S de ESG.  As marcas foram as primeiras de um ranking das 20 marcas mais mencionadas na imprensa brasileira em pautas sobre ações sociais.

O levantamento foi realizado pela Knewin, posicionada no mercado como uma PRTech, como são conhecidas as agências de comunicação e marketing que oferecem serviços de relações públicas especializados em internet, tecnologia e mídias sociais. O período analisado foi de 1º de janeiro a 31 de julho.

Com 11,3% do total, o Magalu foi a marca mais citada e aparece não apenas em reportagens sobre eventos em que participa, mas também em iniciativas que visam a inclusão e como um exemplo de liderança feminina. Entre os  destaques estão o processo seletivo apenas para candidatos negros e as diversas entrevistas por Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho, sobre o tema.

“Depois do ESG, quem não entrar nessas causas não tem mais valor no mercado. Ele chegou no mercado financeiro, agora não é questão de opção mais. Então, quando eu estou com as diretoras de RH, ou com as gerentes de RH, eu falo para elas: a coisa mais importante é saber que a gente mudou de ciclo. Chegou o momento de mulheres, de diversidade, de negros, e a pandemia também acelerou isso. É sobrevivência, minha gente. Não é mais questão de optar. Senão você não fica mais no jogo”, disse Luiza em entrevista à Mercado&Consumo, em setembro.

Outros destaques

Na segunda colocação, com 7,4%, a Suzano foi mencionada pelas metas de inclusão, o pacto de equidade racial e os avanços em benefícios, como a licença paternidade.

Os eventos voltados para a diversidade de gênero e os fundos com foco em gênero foram os temas em que a XP Investimento foi mais citada, com 6,7% do total.

Após a crise enfrentada em 2020, o investimento do Carrefour em iniciativas pautadas pelo ESG ganhou destaque na imprensa, como as ações contra o racismo e iniciativas voltadas aos empreendedores negros, e figurou em 6,3% das pautas sobre ESG.

Na quinta colocação, com 61,%, a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, tem apoiado e incentivado ações voltadas ao meio ambiente, ao social e à governança.
A ideia foi contextualizar as iniciativas dentro da agenda ESG (meio ambiente, ações sociais e governança, na sigla em inglês) das empresas. Thais Antoniolli, diretora de negócios da Knewin, diz que mais de 580 marcas foram mencionadas por 50 jornais e portais de notícia usando como filtro as palavras ESG e diversidade.

“Isso mostra que há oportunidade para empresas de diversos portes se destacarem nas práticas do tema, fomentando um ambiente corporativo mais consciente, plural e sustentável, inclusive sendo protagonistas e não apenas abordando o tema em momentos de crise”, diz.

Entre as posições 15 a 20, as marcas tiveram o mesmo número de menções. Para critério de desempate no ranking, o estudo considerou como peso a menção no título da matéria.

Veja a lista completa: 

1 – Magazine Luiza – 11,3%

2 – Suzano – 7,4%

3 – XP Investimento – 6,7%

4 – Carrefour – 6,3%

5 – BlackRock – 6,1,%

6 – Itaú – 5,9%

7 – Gerdau – 5,6%

8 – Vivo – 5,4%

9 – PwC – 5,2%

10 – Microsoft – 4,6%

11 – NU – 4,3%

12 – KPMG – 4,1%

13 – Natura – 3,9%

14 – Lozaliza Hertz – 3,7%

15 – Cosan – 3,5%

16 – Ambipar – 3,3%

17 – Santander – 3,3%

18 – Ambev – 3,3%

19 – Unilever – 3,3%

20 – McKinsery & Company – 3%

Imagem: BigStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: