A empresa de tecnologia Google lançou nesta semana uma nova ferramenta voltada para pequenas e microempresas (PMEs). Agora, os empreendedores poderão criar, de forma automática, vídeos a partir das informações presentes no perfil da empresa no buscador e no Google Maps.
A plataforma permitirá ao empresário montar e editar vídeos de até 30 segundos com uma interface simplificada. O criador de vídeos chegou ao Brasil como parte das iniciativas e comemorações do dia nacional da micro e pequena empresa, comemorado nesse dia 5 de outubro, e que é também conhecido como dia do empreendedor.
De acordo com dados da ComScore, empresa norte-americana de análise de internet, apenas no reprodutor de vídeos YouTube são 105 milhões de usuários mensais. Outra plataforma de vídeos que também possui grandes números é o TikTok, que recentemente anunciou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
A apresentação de conteúdo em vídeo é uma tendência no hábito de consumo atual. Cada vez mais, clientes e possíveis consumidores se interessam por conteúdo audiovisual. Ter esse diferencial pode ajudar na hora de atrair novos consumidores para o negócio. O maior problema em querer produzir esse conteúdo são os altos custos para as etapas de criação e finalização do produto, o que pode afastar os PMEs.
Outra novidade que o Google trouxe para os PMEs foi a disponibilização de um site que auxilia os empreendedores a darem seus primeiros passos com o negócio na internet. A plataforma ajuda os empresários a venderem online, alcançarem mais clientes e trabalhar de maneira mais eficiente.
Criador de vídeos
Para acessar a plataforma é necessário ter as informações básicas, como endereço e horário de funcionamento, no perfil da empresa no Google. O app de vídeo, então, combinará as informações com fotos e avaliações postadas pelos consumidores e montará um vídeo.
Os vídeos também podem ser customizados, seja trocando as fotos ou escolhendo outras avaliações para aparecer na peça audiovisual. A música e o estilo do vídeo são outros recursos que têm a possibilidade de adaptação de acordo com o gosto do empreendedor.
Depois de pronto, o vídeo será disponibilizado no sistema no perfil de empresas do Google, tanto no buscador como no Maps. O conteúdo também poderá ser vinculado no YouTube ou adaptado para aparecer no site da própria empresa.
Imagem: Divulgação e BigStock