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Home Destaque do dia

Varejo e bebidas impulsionam vendas de embalagens sustentáveis

Líder no fornecimento de embalagens de papelão, Smurfit Kappa comemora avanço das vendas online

Larissa Féria de Larissa Féria
21 de outubro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Varejo e bebidas impulsionam vendas de embalagens sustentáveis

Uma das principais fornecedoras de embalagens de papelão ondulado e papel cartão do mercado brasileiro, a multinacional Smurfit Kappa é a prova de que o e-commerce também avança no universo B2B. Atendendo a redes varejistas e fabricantes de bebidas e alimentos, dentre outros clientes, a empresa vem investindo nas vendas online, que cresceram 46% em 2020. Entre o 1º e o 2º trimestres do ano passado, o aumento foi ainda mais expressivo, cravando a marca de 148%.

Os números refletem o lançamento da primeira loja online da Smurfit Kappa no Brasil, projeto que integra as estratégias digitais para acessar novos canais de venda e que demandou investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. “Com o eShop, empreendedores podem viabilizar seus negócios por meio de embalagens personalizadas, acessíveis e sustentáveis”, diz Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa.

Citando dados da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), o executivo explica que, estimulado pelo avanço do comércio online, o setor de papelão como um todo registrou um crescimento de 5,5% em 2020. Desse montante, o papelão ondulado representa 18,7%.

Varejo e bebidas impulsionam vendas de embalagens sustentáveis
Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa

“Apesar do desafio da falta de insumos, o segmento garantiu uma estabilidade e fez com que o volume de expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão alcançasse números recordes em 2021”, complementa.

Além de ressaltar os bons ventos trazidos pelo e-commerce, Alcalá observa que a temática da sustentabilidade, já naturalmente atrelada às embalagens de papel em função de atributos como biodegradabilidade e reciclabilidade, ganhou ainda mais destaque nessa indústria.

“A Smurfit Kappa mantém um ritmo constante de aprimoramento para tornar seu processo produtivo ainda mais sustentável, investindo em equipamentos inovadores de alta impressão e estabelecendo processos internos com o menor impacto possível ao meio ambiente”, diz o executivo, acrescentando que, no Brasil, 99% das matérias-primas são provenientes de papel reciclado e 100% são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Outro pilar da estratégia da empresa, prossegue Alcalá, é o desenvolvimento de soluções personalizadas para seus clientes, priorizando a qualidade, segurança e inovação em todas as embalagens do portfólio, levando em consideração a cadeia logística, a visibilidade do produto no ponto de venda e a experiência que a marca quer promover para o consumidor final.

Mercado de vinhos

Em termos de inovação, o executivo lembra que a empresa detém muita expertise em soluções para o mercado de vinhos, operando no Brasil uma unidade produtiva em Bento Gonçalves (RS), principal polo vitivinícola no país.

Além de fornecer caixas de papelão para o transporte de garrafas, a empresa conta com um sistema de acondicionamento para líquidos conhecido como bag-in-box, que gradualmente vem ganhando espaço no mercado de vinhos como uma alternativa à tradicional dupla formada por garrafas de vidro e rolhas.

Composto por um saco plástico dotado de uma válvula semelhante a uma torneira, esse tipo de embalagem é envolto por uma caixa de papelão.

“Hoje somos a produtora número 1 de Bag-in-Box no mercado europeu e a principal produtora de torneiras para vinhos embalados em Bag-in-Box globalmente”, sublinha o dirigente, acrescentando que o consumo per capita de vinhos no Brasil subiu 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros no ano passado.

“Em relação à Smurfit Kappa, observamos um aumento de 59% nas vendas do segmento de bebidas e de 23% no setor de vinhos.”

Alcalá defende que, para o segmento de vinhos, o bag-in-box é uma solução completa, pois protege a bebida da luz e possui alta barreira ao oxigênio, permitindo que o vinho seja mantido fresco por vários meses antes de ser aberto e por até 8 semanas depois da violação do lacre. “Além disso, pelo seu formato, o Bag-in-Box beneficia toda a cadeia logística dos vinhos, otimizando a quantidade de produtos por pallet.”

“A empresa também oferece para o e-commerce de bebidas o portfólio eBottle, que conta com 9 soluções diferentes para uma ou múltiplas garrafas, garantindo a proteção do produto durante toda a cadeia.

Ainda no mercado de vinhos, em junho último a empresa lançou um modelo de negócio para apoiar pequenos e médios empreendedores do setor. O projeto foi desenvolvido em parceria com o EducaVinhos, uma das principais comunidades de fomento a empreendedores e comerciantes de vinhos no País. “Com o modelo, os empresários do setor de vinhos têm à disposição embalagens atrativas e de qualidade com um valor acessível, ou podem criar sua própria embalagem de maneira personalizada”, explica Alcalá.

Varejo e bebidas impulsionam vendas de embalagens sustentáveis
Papel é o segundo material de embalagem mais reciclado no Brasil, atrás apenas do alumínio

Sustentabilidade e moda

Em termos de sustentabilidade, o executivo observa que o papel é o segundo material de embalagem mais reciclado no Brasil, atrás apenas do alumínio. “Essa é uma grande vantagem do material. Além disso, o papel é 100% biodegradável, sendo absorvido pelo meio ambiente em apenas seis meses”, diz o CEO, lembrando que o processo produtivo da Smurfit Kappa Brasil é 100% circular e integrado. “Além disso, já atuamos com a logística reversa em parceria com algumas redes de varejo e clientes, para encurtar ainda mais o caminho entre o consumo do papelão e a sua reciclagem.”

No setor de moda e vestuário, onde a empresa também atua, recentemente a Smurfit Kappa fez uma pesquisa sobre a percepção de sustentabilidade das embalagens celulósicas. Foram entrevistados mais de mil consumidores brasileiros e 65% dos participantes afirmaram que o uso de materiais de embalagens sustentáveis é um fator determinante nas decisões de compra de roupas e itens de vestuário. Ainda segundo o levantamento, 59% dos entrevistados afirmaram que o uso de embalagens recicladas é um ponto decisivo na percepção de sustentabilidade de uma marca.

“Com a pesquisa, foi possível compreender que a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância nas escolhas dos consumidores, porém ainda temos um caminho a percorrer, pois queremos educar cada vez mais pessoas sobre as embalagens sustentáveis em todos os mercados, além da moda”, conclui o CEO.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

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