As vendas globais da Starbucks cresceram 17% no quarto trimestre, com um aumento médio de 2% no tíquete médio e de 15% no número de transações. Com isso, o lucro líquido no período foi de US$ 1,764 bilhão, ou US$ 1,49 por ação. O resultado representa aumento de 349,4%, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a companhia lucrou US$ 392,6 milhões, ou US$ 0,33 por ação.
Já a receita líquida cresceu 31% na mesma comparação, para US$ 8,14 bilhões. Segundo a Starbucks, essa alta foi motivada em parte pela base de comparação mais fraca, já que em igual trimestre do ano passado os negócios foram afetados pela pandemia de covid-19.
A companhia destaca também que o forte desempenho das lojas operadas pela companhia nos Estados Unidos também contribuiu para esse aumento, assim como a semana extra no quarto trimestre fiscal de 2021. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,99 por ação e receita de US$ 8,21 bilhões.
As vendas aumentaram 22% na América do Norte, 22% nos Estados Unidos e 3% no segmento internacional. Na China, essas vendas diminuíram 7% com os novos bloqueios para conter a propagação da variante Delta no País. O resultado negativo foi impulsionado por uma queda de 5% no tíquete médio e de 2% nas transações.
“Nosso forte final do ano fiscal de 2021, incluindo desempenho recorde no quarto trimestre, demonstra a resiliência da Starbucks e reforça o valor das ousadas iniciativas estratégicas que tomamos nos últimos dois anos”, disse o presidente e CEO da Starbucks, Kevin Johnson, no comunicado.
Com informações de Estadão Conteúdo
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