Com o objetivo de ajudar as as PMEs (pequenas e médias empresas) a se preparem para a temporada de compras do final de ano, que inclui Black Friday e Natal, a empresa de tecnologia Google lançou o “Guia do Varejo”.
O guia aborda principalmente as mudanças no comportamento dos consumidores brasileiros durante a pandemia. Além disso, são dadas instruções de como utilizar da melhor maneira as ferramentas do Google para se conectar com potenciais clientes.
Segundo a empresa, só a busca do termo varejo cresceu três vezes em relação a 2019. “Todos nós passamos por grandes transformações durante a pandemia e isso também mudou nossa relação com o consumo”, comentou Rodrigo Rodrigues, diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil.
Apesar do momento econômico difícil que a sociedade brasileira passou e com uma retomada conquistando espaço aos poucos, uma pesquisa recente feita entre Google e Ipsos mostra que 6 em cada 10 pessoas têm a intenção de comprar durante a data. “Neste ano, com o avanço da vacinação e retomada econômica, teremos uma Black Friday do recomeço, em que muitas compras ganharão um valor simbólico para os brasileiros”, completa Rodrigues.
Algumas dicas
É importante gerenciar e ter uma presença digital, garantindo que a empresa apareça quando o consumidor está buscando o produto. Segundo pesquisa feita pela Kantar, os sites de busca são o canal mais utilizado pelos brasileiros, aproximadamente 55%, para pesquisar produtos.
Se preparar para essa temporada de compras. Em estudo feito entre Google e Ipsos, cerca de 38% dos entrevistados afirmaram que já deram início nas pesquisas de produtos que pretendem comprar. Apenas 2% dos entrevistados deixa para procurar no dia.
O Google também afirmou que ao longo do mês de novembro irá lançar cursos e treinamentos gratuitos focados em Black Friday. O restante das informações do Guia do Varejo, você pode conferir clicando aqui.
Imagem: Shutterstock