Com um aumento recorde no número de reclamações sobre a plataforma de compras coletivas Facily, a Fundação Procon de São Paulo decidiu multar e analisar mais a fundo o caso da empresa. Os números de reclamações registradas têm disparado nos últimos meses na fundação.
Ao longo de todo o ano de 2020, o Procon-SP só havia registrado 25 reclamações sobre a empresa. Só no mês de janeiro deste ano foram registradas 21 reclamações, o equivalente a 84% do total de 2020.
Nos meses seguintes, a Facily seguiu apresentando crescimento na quantidade de reclamações. Em outubro, foram mais de 59 mil reclamações. Foi uma alta recorde, na casa dos 283.000%.
“A Facily é recordista absoluta no Procon-SP. Nunca um fornecedor no período de seis meses teve um aumento tão expressivo nas reclamações”, destacou Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.
Ele também cita que a empresa já foi multada e que a entidade estuda tomar outras medidas. “Estamos estudando aplicar uma medida mais extrema prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a suspensão da plataforma”, comenta Capez.
Principais reclamações
O Facily é um aplicativo de social commerce que permite que oferece aos consumidores a possibilidade de comprar produtos em grupo. A promessa é de uma oferta de hortifrúti, eletrônicos, bebidas e alimentos, entre outros produtos, a baixo custo.
As principais reclamações dos consumidores são sobre entregas feitas com atraso ou não realizadas. Alguns clientes chegam a relatar a entrega de itens já vencidos ou estragados. Os consumidores também destacam que, em casos de pedidos de reembolso, os valores não são ressarcidos.
Por conta das ofertas, a Facily conseguiu atrair um grande número de interessados em fazer as compras por meio de sua plataforma. Fernando Capez comenta que a recomendação, de acordo com o Procon-SP, é sempre ficar atento com promoções muito vantajosas. “Valores muito abaixo do mercado podem sem ser indícios de problemas”, finaliza Capez.
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