fbpx

Sebrae aponta novo modelo de negócios que ganha espaço no mercado

Nos 'negócios de impacto', um dos pilares essenciais é a resolução de problemas socioambientais

Motivadqs por tentar resolver e mitigar os impactos em questões socioambientais, algumas companhias têm apostado em um novo modelo de empreendedorismo. Os chamados “negócios de impacto” são uma tendência no mercado atual, aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os projetos visam ao lucro e, ao mesmo tempo, têm como principal atividade resolver problemas socioambientais.

“Os negócios de impacto são empresas que trazem consigo uma nova mentalidade para uma economia que está mais responsável, mais focada no ser humano e nas suas correlações com o meio ambiente”, comenta o analista da unidade de Inovação do Sebrae, Philippe Figueiredo.

Figueiredo também destaca a importância das empresas que seguem esse modelo de negócio se posicionarem no mercado. Além disso, elas devem compartilhar os impactos gerados e terem bem definidos e estabelecidos os indicadores de mudança.

O dinheiro que é investido precisa estar muito ligado à valorização dos aspectos ambientais, sociais e de governança. As chamadas práticas de ESG são tendência no momento do mercado atual e se tornaram uma questão muito maior do que novos hábitos.

Assuntos sobre como a empresa lida com a energia e recursos naturais, ou como as companhias atuam com seus clientes, comunidade e fornecedores passaram a ser importantes nas dinâmicas atuais. Hoje em dia, o cliente está mais interessado do que nunca nas ações que a empresa que ele gosta faz, e também sobre seu posicionamento.

“O indicador ESG contribui para direcionar os recursos que serão implantados nas empresas, avaliando a atuação desses negócios de forma holística. Por isso, é importante que um Negócio de Impacto tenha uma cultura de sustentabilidade bem estabelecida”, complementa Figueiredo.

Segundo o Sebrae, esse novo modelo está ganhando visibilidade ao propor solucionar problemas com uma lógica de mercado. Com essa nova forma, além de garantir mais vendas e transparência, a empresa se mostra aberta a formação de parcerias e investimentos.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: