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Consumidores antecipam compras de final de ano para evitar desabastecimento

Brasileiros estão apreensivos com preços altos, itens fora de estoque e atrasos nas entregas

Os brasileiros estão preocupados com o desabastecimento da cadeia de suprimentos e os atrasos nas entregas nas compras de final do ano, mostra pesquisa feita pela Oracle Retail. A pesquisa “Untold Insights” entrevistou 5.728 consumidores globais, incluindo 519 no Brasil, em setembro de 2021.

Segundo o estudo, 40% dos consumidores no Brasil já começaram ou planejam começar as compras de final de ano. Dos entrevistados, 24% estão comprando na loja, na esperança de conseguir o presente perfeito, e 11% disseram que planejam comprar mais presentes caso alguns atrasem ou sejam cancelados (o número salta para 16% para millennials e Geração Z).

Outros estão seguindo um caminho mais fácil: 29% das pessoas (especialmente 34% dos millennials) dizendo que comprarão vale-presente este ano.

“Os consumidores ainda avaliam os varejistas com base na capacidade de entrega dos produtos que procuram no período de festas”, disse o presidente da Oracle Brasil, Alexandre Maioral. “Estamos vendo no Brasil uma competição entre os grandes varejistas pelo menor prazo de entrega. Eles querem ter uma visibilidade clara de seu estoque para garantir a disponibilidade dos produtos que os clientes estão procurando o mais rápido possível com total transparência no processo. Quanto mais informação, melhor. Isso ajuda os consumidores a se sentirem confiantes e valorizados por suas marcas favoritas.”

O diretor sênior de Tecnologia para Varejo da Oracle Brasil, Ricardo Buffon, destaca que, devido ao cenário atual e à forte concorrência no setor, há uma mudança clara no comportamento do consumidor e o mercado precisa ficar atento. “A tecnologia passa a ser uma aliada no rastreio dessas novas tendências de consumo, principalmente para uma época tão importante para o comércio, como é o fim do ano. Só por meio dela que será possível se antecipar e se aproximar do que o consumidor espera, sendo um fator definitivo para o futuro da marca.”

Comportamento dos consumidores

Confira, a seguir, algumas das conclusões do estudo da Oracle Retail.

O Papai Noel pode atrasar

  • Segundo o estudo, 84% dos entrevistados terão presentes entregues em suas casas (contra 76% em 2020), mas muitos estão preocupados com o fato de que os prazos de envio não atenderão às suas expectativas e atrasarão, se chegarem;
  • Para aliviar suas preocupações, 91% dos entrevistados disseram que o rastreamento granular do status de entrega é muito importante;
  • Se o pacote finalmente chegar, 14% das pessoas temem que ele possa ser roubado.

Brasil

  • 56% dos entrevistados disseram que a entrega rápida determina de quem comprarão. Dez por cento dos consumidores esperam entrega no mesmo dia, 26% entrega em 1–2 dias e 32% entrega em 3–5 dias;
  • 45% das pessoas ficarão irritadas ou muito irritadas se as entregas atrasarem;
  • 40% das pessoas temem o desconhecido e temem não saber onde estão os pedidos ou se chegarão atrasados;
  • 29% temem que os presentes cheguem mais tarde do que o previsto;
  • 20% temem que os presentes não cheguem.

Problemas na cadeia de suprimentos

Os que normalmente gostam de comprar presentes estão preocupados em ficar com a caixa vazia, pois os produtos podem não estar disponíveis ou demorar muito para chegar:

  • 28% dos entrevistados temem que os produtos que desejam serão mais caros devido à escassez;
  • 13% estão preocupados com o fato de que os produtos que desejam não estarão disponíveis;
  • 13% estão preocupados que os supermercados não tenham os ingredientes para suas refeições favoritas no final do ano;
  • 13% estão preocupados porque amigos e familiares ficarão desapontados se não receberem o presente que desejam.

Em estoque ou sem sorte

Apesar dos desafios, poder realmente obter os produtos que desejam – e quando desejam – será um fator-chave na forma como os consumidores julgam os varejistas nesta temporada:

  • 46% dizem que atrasos inesperados no recebimento de bens ou serviços prejudicarão a experiência de compra;
  • 29% dizem que a falta do produto constitui uma experiência de compra ruim;
  • 39% dizem que são atraídos por marcas/empresas com base na disponibilidade do produto;
  • 33% não esperam que um varejista reabasteça antes de buscar em outro varejista.

Com ou sem oferta

Apesar das preocupações com a cadeia de suprimentos, muitos consumidores ainda estão dispostos a esperar por ofertas de final de ano nas lojas:

  • 66% das pessoas disseram que participariam da Black Friday;
  • 33% disseram que participariam da liquidações pós-festas de final de ano;
  • 28% disseram que participariam da Amazon Prime Days;
  • 10% disseram que participariam da Cyber Monday.

Caindo na real com as devoluções

Eles podem dizer que amam o presente, mas mais da metade dos millennials está realmente planejando devolvê-lo. E essas interações de devolução aumentam as apostas para os varejistas: 63% dos entrevistados disseram que uma experiência de devolução ruim significa que eles não farão compras naquele varejista novamente.

  • 43% das pessoas planejam fazer alguma devolução (53% para os millennials);
  • 20% planejam devolver metade de todos os seus presentes (31% para a Geração Y).

Delta não prejudica as compras de fim de ano

Os consumidores parecem menos preocupados com a pandemia, optando por comprar na mais na loja este ano em comparação com 2020:

  • 22% dos consumidores planejam fazer compras principalmente na loja, contra 14% em 2020; 45% planejam fazer compras na loja e online, contra 47% no ano passado;
  • 80% se sentem confortáveis para fazer compras em um ambiente ao ar livre, enquanto 78% se sentem confortáveis para fazer compras em um shopping.

Imagem: Shutterstock

Redação

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