Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Empresa familiar Astra atinge R$ 1 bilhão de receita

Para aumentar a interação com o consumidor final, a Astra terá uma loja própria: um ponto de venda de 500 metros quadrados

Redação de Redação
29 de novembro de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Astra

Aos 4 anos, Ana Oliva visitou pela primeira vez com o avô, Francisco, as instalações da Astra – empresa de material de construção por ele fundada em 1957 e hoje comandada por ela. De certa forma, a companhia “pulou” uma geração de comando. Embora a mãe e as tias de Ana tenham passado pela companhia, ninguém da segunda geração chegou ao cargo principal: o de presidente do conselho. Quando Francisco Oliva morreu, em 2013, a liderança do negócio passou diretamente para a neta.

A Astra, também dona da marca Japi, vai chegar à marca de R$ 1 bilhão em faturamento em 2021. A empresa, porém, não começou fabricando os assentos sanitários de plástico pelos quais é conhecida, mas, sim, como marcenaria. Inicialmente, fabricava armários, gabinetes e assentos de madeira – até que, nos anos 1960, o fundador, engenheiro formado pela Poli, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu a inovação que definiria o negócio.

Cinquenta anos mais tarde, Ana Oliva tenta manter aceso na empresa o legado de inovação plantado por “seu” Francisco. Ela olha o negócio tanto do ponto de vista de produto – a Japi, por exemplo, produz itens de apelo mais popular, para preservar a marca Astra – quanto de comunicação com o cliente.

Para aumentar a interação com o consumidor final, a Astra terá uma loja própria: um ponto de venda de 500 metros quadrados será aberto no Shopping Dom Pedro, em Campinas (SP). A ideia é mostrar a linha além do produto principal – hoje, a companhia oferece 8 mil itens. “Vai ser importante para a gente ficar mais perto do cliente final, para entender o que ele está querendo neste momento.”

Com a loja, o marketing da companhia familiar também passará por uma transformação. Até aqui, a conversa se dava com as redes de material de construção, que sempre distribuíram o produto e continuarão a ser o principal canal de venda. As marcas controladas pela família Oliva estão em cerca de 36 mil lojas pelo Brasil.

Começando por baixo

Se quando Ana tinha 4 anos o avô já brincava que um dia ela lideraria os negócios da família, no fim da adolescência da executiva o trabalho no dia a dia se tornou realidade. Aos 16 anos, ela começou a dar expediente no escritório e, pouco depois, Francisco lhe entregou a administração de um negócio secundário da família: uma loja de utilidades domésticas. “Ele me disse: Você tem de entender como funciona estoque, precisa botar etiqueta de preço, deixar a loja limpa e fechar o caixa todos os dias”, lembra Ana, hoje com 40 anos.

Como é comum ocorrer com herdeiros de negócios familiares, a atual presidente do conselho da Astra também buscou uma carreira própria, trabalhando por alguns anos em bancos e corretoras. Ela admite que voltou ao sofrer certa pressão do avô – que, a essa altura, já tinha decidido que a neta teria o papel de perpetuar o negócio que ele havia começado.

Apesar de sua passagem pelo mercado financeiro, engana-se quem acredita que a executiva se deixa encantar pelo “canto da sereia” do dinheiro oferecido a negócios familiares por fundos de private equity (que compram participações em empresas) ou pela necessidade de abrir capital na Bolsa.

Embora a empresa já tenha sido assediada por investidores, a Astra não tem a intenção, a exemplo de outros negócios familiares, como O Boticário e Tramontina, de mexer em sua estrutura. “Atrair um investidor externo não está no nosso horizonte”, diz Ana Oliva. “Temos um DNA super focado em controle de custos, nossa dívida líquida é zero. Tenho caixa para investir, e nada do que eu fizer no mercado (em financiamento) vai ser mais barato do que meu próprio recurso.”

Como o assento em plástico injetado foi desenvolvido por seu avô, a Astra teve a vantagem de receber royalties de rivais que usavam a ideia da companhia. Agora à frente de um negócio que gira em escala muito maior – com 3 mil funcionários e fábricas em Jundiaí (SP) e em Cabo de Santo Agostinho (PE) -, a executiva diz buscar formas de expansão para garantir que a Astra não pare no tempo.

E uma das possibilidades pode ser a Japi, marca criada há 28 anos e que tem custo mais baixo do que o da Astra. Embora o negócio ainda seja menor do que a “empresa mãe”, tem mostrado potencial para competir lá fora.

Além de estar presente na América Latina, a Japi começa a ganhar os grandes home centers americanos, como a Lowe’s.

Ana Oliva brinca que, embora a empresa tenha levado mais de 60 anos para chegar ao primeiro bilhão, a ideia é que o segundo chegue bem mais rápido. Para isso, além de seguir à risca a gestão “pé no chão” de seu Francisco, ela também olha além das fronteiras do Brasil.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Fernando Scheller)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Adeus ao Gol e ao Uno após 4 décadas encerra o ciclo dos ‘carros populares’

Próxima Postagem

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.