fbpx

Com Black Friday abaixo do esperado, lojas reveem expectativas para o Natal

Fraco resultado pode estar atribuído à pressão inflacionária e o menor poder aquisitivo da população

Um dos eventos mais esperados pelo varejo, a Black Friday, que aconteceu no último dia 26 de novembro, teve um resultado aquém do esperado nas lojas físicas, que já reveem as projeções para o Natal.

Segundo dados da Virtual Gate, o fluxo de clientes nas lojas físicas cresceu apenas 1,6% em relação ao ano passado, bem abaixo da estimativa de 6% a 10%. Se comparado com 2019, ano anterior à pandemia, houve uma queda de 41,7%.

“Os números do varejo físico foram uma decepção. Considerando que no ano passado ainda era um período mais restrito de funcionamento e aglomeração, estávamos com uma expectativa de crescimento de 6% a 10% neste ano, já que as semanas que antecederam a Black Friday vinham com um crescimento de 6%”, afirma Heloísa Cranchi, CEO da Virtual Gate.

O levantamento teve como base mais de 1.900 pontos de medição. Segundo Heloísa, o fraco resultado pode estar atribuído à pressão inflacionária e ao menor poder aquisitivo da população. “Os itens básicos estão muito caros e o poder aquisitivo está menor. Com isso, as pessoas deixaram de aproveitar a oportunidade para não comprometer a renda com coisas dispensáveis”, diz.

O destaque positivo ficou com o segmento de farmácias e perfumaria, com alta de quase 14% na comparação. Apesar do resultado, esse é o segmento com maior perda na comparação com 2019. A região Sudeste puxa a alta da sazonalidade, com 7% na comparação com 2020, seguida pelo Centro-Oeste e Sul.

Natal mais fraco

Com o fraco resultado da Black Friday, a expectativa de crescimento para o Natal está sendo revista. “A expectativa de crescimento acima de 10% está sendo revista. Estamos fazendo a projeção na casa de 3% a 5% em virtude de tudo o que está acontecendo no cenário macroeconômico, até mesmo de fluxo nas lojas”, afirma Heloisa.

Imagem: ShutterStock

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: