Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice voltará a ser o que era antes da pandemia?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
3 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O foodservice voltará a ser o que era antes da pandemia?

Comércios fechados, restaurantes sem previsão de funcionamento e demissões em massa. Esse foi o cenário enfrentado pelo segmento de alimentação fora do lar, o chamado foodservice, com as restrições sanitárias trazidas pela covid-19, especialmente nos estágios mais agudos da pandemia. Em 2020, o Brasil perdeu três em cada dez negócios voltados à alimentação fora do lar. Cerca de 300 mil estabelecimentos foram fechados, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Mudanças no comportamento de consumo também impactaram o setor. Donos de restaurantes, padarias e bares tiveram que se reinventar e buscar oportunidades nos novos hábitos do consumidor. O crescimento do delivery no ano passado e em 2021 demonstra essa tendência – em 2020, 73% das franquias de alimentação adotaram o sistema, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A reinvenção e a modernização dos negócios contou muito com a tecnologia. A digitalização nos estabelecimentos foi impulsionada e certas mudanças vieram para ficar, reconfigurando o foodservice para atrair esse novo consumidor, transformado pela pandemia. O cardápio digital e aplicativo de pedidos e pagamentos da Liuv são um exemplo disso.

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. Uma nova pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, revelou que 79% dos consultados acreditam que as vendas de bares e restaurantes ainda devem aumentar até o fim do ano.

E as projeções são otimistas. O setor deve seguir avançando, baseado em uma oferta de soluções focadas na satisfação e na experiência dos consumidores. A expectativa é de que o segmento, que fechou 2020 com um valor 24% menor devido à pandemia (R$ 139,9 bilhões), encerre 2021 com um crescimento de 20% sobre esse número (R$ 166,9 bilhões) e com uma previsão de recuperação completa em 2022.

Estamos otimistas e acreditamos que o mercado de alimentação fora do lar deve continuar acelerando a modernização e digitalização de seus serviços para aumentar ainda mais a demanda, atrair público para os estabelecimentos e satisfazê-lo da melhor forma. Somos prova viva de que é nos desafios que muitas vezes surge a oportunidade de adaptar serviços e alçar novos voos, em cenários que, em princípio, parecem os mais desfavoráveis possíveis.

A resposta, portanto, é que, com todos os impactos da covid-19, o foodservice não voltará a ser o que era antes da pandemia, mas porque estará transformado e para melhor, com todos as inovações e adaptações que estão surgindo ao longo desse processo. Não voltará a ser o mesmo, porque estará cada vez mais conectado à tecnologia e personalizado com a necessidade do consumidor.

João Quintella é CEO e fundador da Liuv.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Black Friday: Shopee vende 10 vezes mais produtos de brasileiros do que em 2020

Próxima Postagem

Mais um C para as companhias

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumidor c level

Mais um C para as companhias

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.