Com o aumento do uso de celulares, existe uma grande oportunidade de digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs) via soluções como Tap to Phone, QR Code, tecnologia de pagamento por aproximação e plataformas de mídia social.
Realizado pela Americas Market Intelligence na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, um estudo divulgado pela Visa buscou mostrar como os desafios e necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs) latino-americanas mudaram com a pandemia.
O trabalhou revelou que 21 milhões de PMEs estabelecidas nesses países ainda não aceitam pagamentos eletrônicos. Isso equivale a 53% do total de PMEs nos países pesquisados. Além disso, mais de 53% das PMEs operam na informalidade.
Pagamentos digitais
Ainda de acordo com a pesquisa, 80% dos estabelecimentos da região que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos durante a pandemia eram micro e pequenas empresas.
“Nosso estudo revela o quanto acelerar a implementação de soluções econômicas e acessíveis de aceitação digital é fundamental para a expansão do crescimento econômico inclusivo das PMEs na região. A aceitação de pagamentos digitais traz uma proposta de valor superior e real, decorrente do aumento das vendas e do consumo”, diz Xiko da Rocha Campos, vice-presidente sênior e head de Vendas e Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.
Campos destaca que a pandemia acelerou a adoção de QR Code, da tecnologia de pagamento por aproximação e de outros canais de aceitação novos por parte das PMEs. “Mas ainda existe uma oportunidade imensa para o ecossistema de pagamentos atingir os 74 milhões de estabelecimentos comerciais formais e informais cujas necessidades não são supridas hoje ou que não aceitam pagamentos eletrônicos”, afirma.
No total, 47% das empresas pesquisadas aceitam alguma forma de pagamento digital. Neste grupo, 74% disseram que a aceitação online aumentou suas vendas, enquanto 82% relataram aumento nas vendas com a aceitação de pagamentos digitais nas vendas presenciais.
“É muito importante oferecer diferentes tecnologias de aceitação para que os estabelecimentos comerciais possam atender seus consumidores, independentemente de como eles queiram pagar. Por sua vez, isso se traduz em mais vendas, ajudando a expandir o negócio. Mais de 40% dos pesquisados disseram que suas vendas aumentaram 11% ou mais depois que começaram a aceitar pagamentos eletrônicos”, complementa.
Redes sociais para se comunicar
A pesquisa também indicou que 80% das PMEs usam mídias sociais para se comunicar com os clientes e que, de março de 2020 a maio de 2021, a adoção do WhatsApp, do Facebook e do Instagram subiu 27%, 36% e 15%, respectivamente entre as empresas pesquisadas.
Com relação às necessidades e desafios das PMEs, o trabalho revelou que, com a pandemia, flexibilidade na realização de pagamentos com cartão de crédito e acesso a novas linhas de crédito são palavras de ordem no setor, assim como liquidez diária dos custos operacionais e estratégias para maximizar as vendas, pagar contas, comprar suprimentos/estoque.
“Reconhecendo que as pequenas empresas têm necessidades especiais e estão centradas em garantir as vendas e o fluxo de caixa e obter crédito de forma ágil e eficiente, na Visa, estamos absolutamente determinados a continuar apoiando energicamente suas operações, recuperação e expansão por meio de nosso arsenal de soluções empresariais inovadoras e personalizadas”, comenta Juan Pablo Cuevas, vice-presidente de Soluções Comerciais da Visa para a América Latina e o Caribe.
“As PMEs são a espinha dorsal das nossas economias e é só por meio de uma abordagem de transformação digital que as ajudaremos a prosperar no mundo pós-covid.”
Segundo a pesquisa, as ferramentas tecnológicas que mais beneficiariam as PMEs são soluções de comércio em mídia social, gestão de fraude e acesso a linhas de crédito mais baratas e serviços bancários mais simples, com atendimento ao cliente personalizado.
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