Os supermercados de São Paulo registraram queda de 9,55% nas vendas no período de 12 meses finalizado em novembro de 2021.
Segundo o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no conceito mesmas lojas, que considera apenas estabelecimentos que já estavam abertos há um ano, o faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,54% em novembro e de 10,30% no acumulado do ano. O número já é dessazonalizado e deflacionado.
Em outubro, o indicador registrado foi de 8,25%. A mudança nos hábitos dos consumidores e o longo período de fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial durante a pandemia da Covid-19 refletiram esse cenário.
Poder de compra
Para a Apas, o resultado pode ser explicado pela influência da inflação no poder de compra das famílias e a redução no ritmo do consumo. Outra variável foi o impacto do nível de desemprego no montante de recursos financeiros disponíveis na economia.
A entidade reforça que a diminuição do volume vendido no setor supermercadista é um indicativo apontado no último dado divulgado pelo IBGE, em que a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. Por outro lado, a mais recente projeção do Banco Central (BC) indica que as famílias ainda estão dispostas a consumir. O aumento de 2,4% na obtenção de crédito e a permanência do nível de inadimplência em 2,3% registrado em novembro revelaram um cenário de confiança em relação às vendas.
Com informações de Estadão Conteúdo
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