Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mercado de vizinhança: o “get local” veio para ficar

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
28 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado de vizinhança: o "get local" veio para ficar

O maior e mais antigo evento de varejo do mundo terminou há poucos dias em Nova York e as expectativas para o futuro são realmente empolgantes. A 111ª edição da NRF reuniu apresentações de diversas empresas e profissionais sobre as principais tendências do mercado, mas uma analogia usada por Lee Peterson, VP da consultoria WD Partners, chamou a atenção e descreveu exatamente o que o varejo está vivendo ultimamente: A “supernova” do varejo. Em poucas palavras, isso significa que no final do ciclo de vida de uma estrela no nosso universo, ela ativa um processo chamado de supernova. Este movimento é o resultado de uma grande explosão responsável pela origem de matéria-prima para outros corpos celestes, geralmente criando outras estrelas ou até mesmo novas galáxias. Ou seja, a mensagem principal desta analogia é que o varejo tradicional está sendo destruído para dar lugar a um novo.

Sendo assim, há uma grande fragmentação de canais e surgem todos os dias novos formatos e modos de comprar e de vender. Mas vale lembrar que esse fenômeno no varejo não aconteceu por causa da pandemia, pois boa parte das mudanças já estava sendo mapeada pelo menos nos últimos 15 anos, tais como: social selling, live streaming e-commerce, dark stores, e, agora, o metaverso. Tudo isso indica que o dinamismo do varejo proporciona o surgimento de modelos de venda diferentes e que impulsionam a migração das vendas para o digital e também para o comércio local.

E por falar em comércio local, outra frase que faz mais sentido agora do que nunca e que marcou muito a NRF 2022 foi “Think global, get local”. Em um cenário mundial embalado por uma pandemia sem precedentes, é fato que o mundo corporativo sofreu muito impacto com o home office, assim como a nossa vida pessoal. Com a mudança de hábitos de consumo, cada vez mais convenientes, as pessoas passaram a dar preferência a compras menores, mais rápidas e mais frequentes. Um olhar positivo para todos esses movimentos fez com que novas oportunidades de compras e vendas de produtos, em formatos diferentes do tradicional, foram proporcionadas. Como é o caso de uma tendência chamada “get  local”, ou seja, quando o cliente quer consumir os seus produtos e serviços cada vez mais próximos de sua casa. Isso abre espaço para outros formatos de lojas, como conveniência, padaria, bomboniere, mini mercado e loja de autoatendimento em condomínios cada vez mais compactas, tecnológicas e otimizadas. Desse modo, é fato que uma sociedade 5.0 exige das marcas esforço e dedicação para melhorar a qualidade de vida das pessoas e que “disponibilidade”, neste caso, é uma das palavras de ordem do novo varejo.

Uma prova disso é uma pesquisa apresentada pela WD Partners Research e Mckinsey & Company que aponta que 88% dos entrevistados irão comprar mais localmente nos próximos anos. Fatores como localização e facilidade de chegar, uma vez que este tipo de estabelecimento costuma estar próximo da residência, compras de itens pontuais e agilidade, têm levado os consumidores a procurarem ainda mais por esse tipo de estabelecimento. Com a pandemia, o movimento continuou e a procura pelos mercados de vizinhança foi reforçada também pelo pensamento de ajudar os empreendedores e varejistas menores, contribuir com o comércio local, além da chance de encontrar lojas mais vazias e com menor concentração de pessoas.

Vale lembrar que esta tendência que ganhou força na pandemia pode se estabilizar de vez, desde que as estratégias corretas sejam colocadas em prática. Para obter bons resultados com os novos formatos, o varejista que seguir a tendência “get local” deve oferecer sortimento e serviços adequados ao público-alvo de cada região onde atua, além de uma jornada de consumo ágil, simples, personalizada, qualificada e digital para o cliente.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ESG no varejo: Casas Bahia lança e-commerce de produtos sustentáveis

Próxima Postagem

A expansão das redes em 3 dimensões

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Próxima Postagem
A expansão das redes em 3 dimensões metaverso

A expansão das redes em 3 dimensões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.