Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios para o futuro das lojas

Momentum nº 952

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O tema é recorrente, mas renovado pela aceleração das tendências precipitadas pelos efeitos da pandemia e pela retomada de mercado. As lojas, em algum momento do passado recente, foram declaradas, de forma precipitada e quase inconsequente, atividades em vias de extinção.

É sempre importante lembrar os perigos da generalização considerando os diferentes formatos que o conceito de loja pressupõe, da conveniência aos hipermercados, dos especialistas aos atacarejos, das drugstores às category killers, das lojas de departamentos às autônomas. São muitos formatos abrigados sob o conceito genérico de lojas. Cada um deles tem um ciclo de vida distinto.

Formatos de lojas, assim como seres vivos, nascem, crescem, atingem seu apogeu e podem morrer ou serem reconfigurados, assim como aconteceu com as lojas de departamentos tradicionais, que se transformaram para serem orientadas para moda. Renner e Riachuelo no Brasil são ótimos exemplos desse processo.

O tempo mostrou a realidade que forçou profundas transformações determinadas pelas mudanças de hábitos e atitudes dos consumidores em relação às lojas. Em especial pelo crescimento das variantes do varejo fora de loja, aquele que abriga diferentes conceitos, como o comércio eletrônico, as vendas diretas, a TV e, mais recentemente, o uso do telefone, incluindo o WhatsApp, e as inovações que o metaverso vai precipitar.

O crescimento da participação das alternativas fora da loja, no total das vendas do varejo, nunca foi tão alto e seguirá crescendo à medida que fatores da demanda – os omniconsumidores – e da oferta – como os varejistas enfrentam os desafios e as oportunidades – convergem e criam uma nova realidade.

As lojas, nos seus diferentes formatos, enfrentam desafios crescentes vindos de direções diversas, que precipitam um acelerado processo de busca por inovação.

Do lado da demanda, o omniconsumidor, ao mesmo tempo que se torna mais conveniente, pela pressão do tempo e pelo aumento das alternativas, faz crescer seu nível de expectativas sobre o que espera ao pensar em visitar uma loja.

Muitas dessas expectativas estão concentradas na proposta do PDX, evolução do antigo PDV, que foi reconfigurado pela incorporação de mais experiência, informação, relacionamento, interatividade e ainda, quando couber, educação, orientação e informação.

Do lado da oferta, temos uma combinação entre necessidade e oportunidade. Na vertente da oportunidade, o desafio é trazer respostas e atrair maior interesse e, ao mesmo tempo, oferecer soluções – combinação de produtos com serviços – que permitam receitas maiores e melhor rentabilidade.

Os exemplos mais básicos envolvem a complementação da venda de alimentos com a oferta do foodservice, alimentos prontos ou semiprontos, para compensar o menor tempo dedicado no lar para o seu preparo. Isso tem ocorrido em todos os formatos ligados à alimentação, como nas lojas de conveniência, nos super e hipermercados, entre outros. Em todos, a parcela de soluções cresce no mix de vendas.

Na vertente da necessidade há uma conjugação de fatores que envolvem os problemas com mão de obra, o aumento de custos e a pressão na rentabilidade, a busca de racionalização para tornar mais eficiente todo o processo e as melhorias dos sistemas de controle para melhorar resultados. Tudo convivendo com a redução do tráfego de consumidores causado pela mudança de hábitos, como o home office, e pelo expressivo crescimento do varejo não loja.

Sem falar na ampliação da competitividade gerada pelo aumento da concentração combinada com novos entrantes no mercado, incluindo a própria indústria de bens de consumo, que chega ao consumidor final com propostas combinadas de produtos e serviços, como P&G, JBS – Swift. Ambev ou Unilever-OMO.

É um movimento que só vai ampliar nos próximos anos, pois essa desintermediação com conexão direta com o consumidor traz inúmeros benefícios e as lojas com oferta de soluções tornam esse jogo mais interessante.

Por conta da combinação de todos esses elementos, em todos os formatos de lojas, há a necessidade de repensar ampla, abrangente e profundamente sobre a realidade que temos nas lojas, considerando o presente e o futuro próximo, além do aumento inexorável da competição entre os canais, formatos e modelos de negócios, diretos e indiretos, para converter inegáveis ameaças em oportunidades e aumentar as receitas e a rentabilidade.

As oportunidades são seguramente superiores às ameaças e os cases globais disponíveis mostram como isso tem sido uma das maiores fontes de reinvenção do varejo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Valentine’s Day deverá movimentar quantia recorde neste ano, aponta pesquisa da NRF

Próxima Postagem

“Gerar uma boa experiência aos consumidores já foi importante; hoje, é mandatório”, diz fundador da Infracommerce

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Infracommerce "Gerar uma boa experiência aos consumidores já foi importante; hoje, é mandatório", diz fundador da Infracommerce

"Gerar uma boa experiência aos consumidores já foi importante; hoje, é mandatório", diz fundador da Infracommerce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.