Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso e a hora da verdade na educação corporativa

Episódio 8: Os valores que o metaverso agrega às marcas na educação corporativa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
16 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Metaverso e a hora da verdade na educação corporativa

O reboliço no mercado é muito grande! Todas as empresas estão estudando, analisando e pensando em entrar para o mundo do metaverso. Ninguém quer ficar de fora do que parece ser a nova realidade da internet e o novo lugar onde vamos passar boas horas do nosso dia.

Tudo isso é verdade! As empresas precisam ir em busca de informações para não perder o trem das onze. Mas afinal, o que o metaverso irá agregar na educação corporativa? Quais benefícios as empresas terão adotando essa nova tecnologia nos seus treinamentos?

Quando falamos em educação corporativa, estamos falando de pessoas, de conceitos a serem aprendidos e de uma necessidade imensa de conseguir o tão desejado engajamento.

Costumo dizer aos clientes que é mandatório mudar a forma de enxergar o item capacitação apenas como uma tarefa a ser cumprida e passar a enxergá-lo como “a” tarefa a ser cumprida.

Sim, isso mesmo! A maior de todas as tarefas é a capacitação. Ela dará a base do conhecimento, dos valores e direcionará os times rumo aos propósitos da organização.

Precisa-se dar toda a nossa atenção ao “como” faremos. Essa é a chave do sucesso ou do fracasso de uma capacitação. O conteúdo que será utilizado é fundamental, mas precisamos inovar e dar vida a esse momento sublime de aprender. Precisamos dar sentido a esse tempo que os times investem para capacitar-se.

É nesse momento que entra o metaverso! Ele traz no seu DNA o conceito da inovação e da imersão, onde tudo será intenso e real. O realismo de trazer a vida física para o digital é sedutor e magnético.  As pessoas são ávidas por novos formatos e por experenciar vivências desconhecidas.

Nesse contexto, o metaverso vem oferecer essa imersão que tem na sua origem a busca pelo lúdico e pela jornada fantástica, cheia de elementos visuais que prenderão a atenção dos nossos times. E mais, ganharão pontos e serão reconhecidos pelos seus feitos. Isso tudo trará satisfação, crescimento e segurança.

As marcas estão planejando como serão os seus mundos metaverso. Não só no que tange a capacitação. Ele será um catalisador de negócios, onde poderemos computar nossas vendas diárias, além de um hub de relacionamentos e de oportunidades. Como eu disse no meu último artigo, o metaverso será a nova esquina do mundo, onde os negócios acontecerão e os motores se moverão rumo ao desenvolvimento.

E vamos mais além: o investimento em inovação e tecnologia da aprendizagem vão romper com o modelo antigo, que não funciona mais nos dias de hoje. Os estímulos são outros, as necessidades são outras e o tempo é completamente fugaz. Tudo é rápido, instantâneo, criativo, dinâmico e envolvente.

Algumas empresas estão criando espaços de aprendizagem imersivos, onde participantes e instrutores estão interagindo uns com os outros com os seus avatares. Utilizando simuladores de desempenho hiper-realistas por meio de headsets de realidade virtual, telefones, iPads e PCs com RV (realidade virtual), criando um ambiente imersivo onde eles aprendem uns com os outros em simulações práticas.

As farmacêuticas Pfizer, Novartis e Bristol Myers Squibb são algumas das empresas que estão usando essa tecnologia para praticar habilidades essenciais, voltadas a salvar vida dos pacientes, em laboratórios de realidade virtual seguros.

Na área comercial, o colaborador poderá viajar pelo universo digital e aprender sobre produtos, fazer exercícios de tomada de decisão, interagir com os clientes, treinar abordagens diferentes, compartilhar os benefícios dos produtos, apresentar soluções e recursos adicionais sem custos de deslocamento e de forma realista.

É indispensável estar constantemente em desenvolvimento, pois o uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos.

A importante mensagem que quero deixar é que se pode começar hoje mesmo dentro de casa, utilizando a realidade aumentada e sem a necessidade de usar óculos especiais. Pode-se criar mundos metaverso imersivos e trazer os elementos que ilustrem o universo do negócio e nele experenciar toda a jornada do conhecimento.

A hora da verdade chegou! Com certeza, o metaverso veio trazendo inovação, imersão, encantamento e foco. E como resultado, pessoas mais engajadas e voltadas para resultados nas empresas.

Até o próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.

Imagens: Shutterstock 

Postagem anterior

O BBB 22 e a revolução brasileira na coleta e uso de dados

Próxima Postagem

Housi lança token para cashback em compra de imóveis

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Housi lança token para cashback em compra de imóveis

Housi lança token para cashback em compra de imóveis

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.