Amazon vai fechar 68 lojas físicas, entre livrarias, Pop Ups e 4-Stars

Rede diz querer focar nas marcas Amazon Fresh, Whole Foods, Amazon Go e Amazon Style

A gigante americana Amazon anunciou nesta quarta-feira (2) que vai fechar 68 lojas físicas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Entre elas, estão unidades dos modelos Amazon Books (livrarias), Pop-Ups (eletrônicos) e 4-star (produtos bem avaliados na internet).

“Decidimos fechar nossas lojas Amazon 4-star, Books e Pop Up e focar nas lojas Amazon Fresh, Whole Foods Market, Amazon Go e Amazon Style e na nossa tecnologia Just Walk Out”, disse a empresa em nota enviada ao USA Today. A notícia foi dada inicialmente pela agência Reuters.

A empresa nativa digital abriu sua primeira livraria em Seattle em 2015 e, desde aquele ano, vinha experimentando modelos variados de lojas físicas. A ideia era oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores. Nas unidades da Amazon Books, por exemplo, os clientes encontravam livros recomendados por quem comprava online.

A Amazon diz, ainda, que está “comprometida em criar experiências e tecnologias de varejo físico excelentes e de longo prazo”. A empresa diz estar trabalhando em colaboração com os funcionários afetados para ajudá-los a encontrar novas funções na Amazon.

Para o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, a decisão da Amazon não deve ser interpretada como um recuo na estratégia de apoiar o crescimento do negócio por meio de lojas físicas. “Tudo indica que se trata mesmo de concentrar esforços nos segmentos mais promissores, como alimentação e conveniência”, afirma. “Prova de que a Amazon segue contando com lojas para ampliar mercado é a decisão de aumentar a participação no segmento de moda justamente abrindo uma loja de 3 mil m² no Americana at Brand, lifestyle center da Caruso, nos arredores de Los Angeles.”

Just Walk Out no Whole Foods

Recentemente, o Whole Foods Market inaugurou sua primeira loja sem caixas em Washington, nos Estados Unidos (EUA). A unidade de loja Glover Park é a primeira de duas da Whole Foods que devem ser inauguradas neste ano com a tecnologia Just Walk Out, da Amazon, que permite que os consumidores façam as compras e o pagamento sozinhos.

A loja de quase 2 mil m² oferece uma grande variedade de produtos locais, alimentos quentes e frios e produtos orgânicos. Possui, ainda, um açougue com serviço completo disponível para cortar carnes personalizadas, desossar aves e preparar pedidos especiais.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: