Comemorado mundialmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor vem ampliando sua relevância para o público brasileiro no calendário de compras. O brasileiro tem aproveitado a data para conseguir melhores preços.
Entre as motivações de compra na data, 58% dos consumidores pretendem comprar itens de necessidade com melhor preço. Outros 56% demonstraram predileção por itens de desejo com melhor preço. É o que aponta uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Opinion Box e a Bornlogic, para avaliar a intenção de compra para a data.
Quando o assunto é presentear alguém de imediato ou em datas comemorativas futuras, apenas 16% disseram que vão aproveitar as promoções das varejistas.
Segundo a pesquisa, 42% dos consumidores demonstraram intenção de ir às compras, 16% não têm intenção e 42% ainda não sabem se irão aproveitar as oportunidades da data. A intenção maior foi registrada entre os homens entre 16 e 29 anos das classes A e B.
Origem da data
O Dia do Consumidor foi criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. No Brasil, o evento ganhou vida em 2014.
Apelidada de Black Friday do primeiro semestre, os varejistas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Imagem: Shutterstock