Rússia proíbe Instagram de operar no país, em meio ao conflito na Ucrânia

Rússia disse que não planeja banir a ferramenta de mensagens WhatsApp da Meta

O regulador estatal de mídia da Rússia, Roskomnadzor, proibiu oficialmente o Instagram de operar no país, após uma batalha entre Moscou e a controladora da empresa de mídia social, a Meta Platforms, por conteúdo relacionado à invasão da Ucrânia.

O imbróglio começou depois que as tropas russas entraram na Ucrânia no mês passado, levando a Meta a bloquear alguns meios de comunicação afiliados ao Kremlin.

A proibição faz parte de uma repressão mais ampla de Moscou contra pessoas que expressam oposição à guerra, que o governo russo chama de “operação militar especial”. As forças de segurança estão patrulhando algumas das maiores cidades da Rússia, detendo pessoas que tentam organizar protestos contra a invasão.

O regulador disse, em comunicado, que daria aos usuários do Instagram até meia-noite de segunda-feira, 14 de março, para transferir suas fotos e vídeos para outras plataformas.

“A Meta anunciou originalmente a remoção de sua proibição de discursos violentos para permitir que “os afetados pela guerra, expressem sentimentos violentos em relação à invasão das forças armadas”, disse um porta-voz da Meta em uma declaração à CBS.

Na semana passada, o acesso ao Facebook e Twitter já haviam sido bloqueados. A Rússia disse que não planeja banir a ferramenta de mensagens WhatsApp da Meta. O Facebook já havia sido banido no país.

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, disse que a decisão afetaria 80 milhões de usuários. “A situação é assustadora, e estamos fazendo tudo o que podemos para manter as pessoas seguras”, disse.

Com informações de Estadão Conteúdo 

Imagem:  FrimuFilms / Shutterstock.com

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: