A aquisição da 100% das ações da Uello Tecnologia, uma logtech focada em serviços de entrega expressa, feita pela Renner nesta semana é apenas mais um passo da companhia na corrida pela entrega rápida. Atualmente, 45% das entregas feitas pelas diferentes marcas sob o guarda-chuva da varejista ocorrem em até 2 dias. A meta é chegar a 80% nos próximos dois anos.
Outro investimento importante nessa direção é o Centro de Distribuição (CD) na cidade paulista de Cabreúva, que começa a operar no segundo trimestre deste ano, de forma gradual, até o começo do próximo ano. Ele será o principal hub de atendimento no País, segundo Pedro Pereira, diretor de Supply Chain da Lojas Renner.
“Nosso cliente está esperando velocidade, experiência fluída e um custo de frete competitivos. Temos trabalhado bastante na melhoria dessa experiência. O nosso grande foco é se organizar e estruturar uma plataforma logística com velocidade e eficiência. Para isso, estamos trabalhando em diversas frentes e uma delas é o last mile”, afirma.
Além do novo CD de Cabreúva, a Renner conta com centros de distribuição em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Arujá, no interior de São Paulo.
Pereira destaca que para conseguir uma performance melhor do que a dos concorrentes são trabalhadas diversas frentes: o last mile, a preparação dos pedidos nos CDs e o posicionamento de estoque, já que a empresa conta com mix muito amplo que precisa estar bem posicionado.
Experiência e encantamento do cliente
O investimento em aquisições de startups faz parte da meta de se consolidar como o maior ecossistema de moda e estilo de vida na América Latina. Além da própria Lojas Renner, fazem parte do grupo as marcas Camicado, Youcom, Ashua, Realize, Repassa e agora Uello.
Depois de adquirir o brechó online Repassa, em julho de 2021, a Lojas Renner anunciou, em março de 2022, o lançamento de seu próprio corporate venture capital (CVC), chamado RX Ventures e com um orçamento de R$ 155 milhões.
“O nosso grande objetivo é ser o grupo líder de moda e lifestyle na América Latina. Todas as nossas ações, como a aquisição da Uelo e a compra do Repassa, são para garantir a experiência diferenciada e toda a jornada do consumidor”, afirma Guilherme Reichmann diretor de Estratégia e Novos Negócios da Lojas Renner.
Segundo ele, entre 2020 e 2022, foram investidos R$ 3 bilhões na criação do ecossistema. “Parte disso foi de investimento puro em infraestrutura, com mais de 700 milhões em distribuição, e a outra parte no core business da operação para ampliar portfólio”, afirma.
Imagens: Casa.da.photo/Shutterstock.com e Divulgação