Anvisa proíbe venda e importação de chocolate Kinder por risco de salmonela

Ferrero diz que produtos que estão sendo recolhidos não são vendidos no País

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução na quinta-feira, 14, proibindo a comercialização, distribuição e importação dos chocolates Kinder fabricados na Bélgica. A Ferrero do Brasil reitera que os produtos que estão sendo recolhidos no mercado internacional não são vendidos no País.

Na quarta-feira, 13, a Anvisa recebeu alerta internacional da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de salmonela nos chocolates da marca Kinder. De acordo com o alerta, o Brasil não estava incluído na lista de países para os quais o produto foi distribuído, mas a agência achou “prudente” publicar a resolução para alertar a população.

Na semana passada, o grupo italiano Ferrero estava realizando recalls na Europa após possível ligação com casos de salmonela. Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e o Centro Europeu para a Prevenção de Doenças (ECDC), 150 casos confirmados e prováveis de salmonela foram relatados até o dia 8 de abril em nove países

As duas agências identificaram que o surto de salmonela teve origem em uma fábrica instalada na Bélgica. A Justiça belga abriu uma investigação na segunda para apurar o caso. A maioria das infecções aconteceu em crianças menores de 10 anos na Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia.

A salmonela é um tipo de bactéria que pode causar sintomas como diarreia, febre e dores estomacais.

Os chocolates em recall na Europa vêm da fábrica de Arlon. Os produtos são:

– Surprise Maxi 100 gramas;
– Surprise 1 x 20 gramas;
– Surprise 3 x 20 g (60 gramas);
– Surprise 4 x 20 g (80 gramas);
– Schokobons White 200 gramas;
– Schokobons 200 gramas;
– Schokobons 125 gramas;
– Schokobons 300 gramas;
– Mix Peluche 133 gramas;
– Mix Advent Calendar 127 gramas;
– Mini Eggs Hazelnut 100 gramas;
– Mini Eggs Mix 250 gramas;
– Happy Moments 162 gramas.

Outro lado

Em nota, a Ferrero reitera que a Resolução-RE nº 1.233 da Anvisa “refere-se exclusivamente aos produtos Kinder fabricados em Arlon, na Bélgica e que não são distribuídos pela Ferrero do Brasil”. A marca Kinder informa que seus chocolates e ovos de Páscoa vendidos pela Ferrero do Brasil no País são seguros para consumo.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: