Aquecimento para a retomada do mercado

Será que enfim a vacina contra a covid-19 trouxe, o que até então era apenas expectativa, a tão esperada retomada do mercado?

Os últimos dados do varejo demonstram um cenário bastante animador.

O volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de janeiro para fevereiro de 2022 subiu 1,1%, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente a igual mês de 2021, a alta foi de 1,3%.

O dado foi bem acima do esperado. A expectativa, segundo consenso da Refinitiv, era de que as vendas no varejo subissem 0,1% frente janeiro, ainda que tivessem baixa de 1,1% na comparação anual.

Será que sua empresa está pronta para a retomada? Quais projetos saíram do papel nesses últimos anos?

Podemos dizer que as principais tendências nacionais e mundiais para o cenário de recuperação pós-pandemia foram resumidas nas seguintes iniciativas:

  • Aquisições e parcerias para alavancar o crescimento econômico: quando falamos de varejo no Brasil, as joint ventures são muito relevantes.
  • Foco no pilar social ESG (já explorado no artigo anterior): ponto que, para grande parte dos líderes brasileiros, é resultante das transformações provocadas pela pandemia.
  • Transformação digital: tema mais abordado e acelerado pela pandemia

Essas tendências já foram muito abordadas nos últimos anos e sabemos que, dependendo da maturidade do negócio, o grau de dificuldade de tangibilizar esses projetos é mais alto. Com isso, podemos buscar opções mais imediatas e eficientes para expandir e se reinventar.

Uma das 4 estratégias citadas abaixo com certeza se enquadra melhor no negócio:

Penetração de mercado: Nesse cenário, a empresa, mantendo seus produtos existentes, se dedica a ganhar participação em um mercado também existente. Refere-se a vender mais produtos aos clientes atuais ou tentar tirá-los da concorrência. Essa estratégia deve ser realizada quando a empresa tem uma participação baixa (ou não chegou a uma liderança clara) ou quando o mercado está em franco crescimento. O marketing é peça-chave nesse processo.

Desenvolvimento de mercado: Consiste em vender um produto ou serviço existente em novos mercados. Exemplo: por meio da exportação, da utilização de novos canais de distribuição, da busca de novos usos para os produtos e serviços ou da penetração de novos segmentos. Normalmente, esta opção é utilizada quando a empresa já tem uma participação importante em seu mercado, mas ainda deseja expandir.

Desenvolvimento de produto: Um produto novo (ou funcionalidade nova de um mesmo produto) é apresentado a um mercado existente, para atingir uma participação superior nos mercados onde a empresa já tem presença ou já possui uma mercadoria saturada e concorrência acirrada.

Diversificação: Esta opção implica entrar com produtos novos em mercados novos para a empresa. Normalmente, as companhias se diversificam quando têm capital excedente e não têm opções de investimento em produtos e mercados relacionados ou quando têm más perspectivas sobre o futuro do setor no qual atualmente operam. Essa estratégia é mais arriscada e exige uma intensa pesquisa de mercado e entendimento do seu novo público consumidor.

Antes de definir qual iniciativa se encaixa melhor no seu negócio, é necessário desenvolver um plano estratégico e analisar minuciosamente o mercado para que, independentemente do caminho tomado, o resultado seja o mais assertivo possível.

Gustavo Vieira é líder de projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Gustavo Vieira

Gustavo Vieira

Com 10 anos de experiência em consultoria de negócios e estratégica, atua com projetos em clientes de todos os portes e dos mais variados segmentos envolvendo: planejamento estratégico, mapeamento de processos visando eficiência operacional, diagnósticos para melhorias, estratégia de canais, PMO de implantação de projetos, implantação de melhorias operacionais, desenvolvimento de Business Plan. Apoia desde os níveis de estratégia até áreas de negócio como marketing, trade, produtos, expansão, e áreas de suporte como tecnologia, financeiro, logística.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: