Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Em busca do elo perdido

Momentum nº 963

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Em busca do elo perdido Brasil setor crise inflação renda

É um momento difícil e complexo para o Brasil.

As complicadas questões globais afetam a economia e a geopolítica, internalizando problemas que impactam a cadeia de abastecimento, os custos e impactam a inflação interna com sérias consequências nos preços, no consumo e no varejo.

A conjugação perniciosa de elevado desemprego e inflação, alto custo do crédito e inadimplência, escassez de recursos, redução real da massa de salários e baixa confiança, por questões externas e internas, cria uma perspectiva sombria e perigosa para o cenário à frente.

No plano interno, a polarização na política tem levado a decisões em quase todas as esferas que focam o curto prazo e comprometem em parte o futuro. Sem falar nos conflitos entre poderes que geram insegurança e sobressaltos com evidentes impactos na economia, pelas oscilações constantes, derrubam a confiança e inibem consumo e investimentos.

Para muitos, quando pior, melhor. Para outros, um clima de insegurança constante. E, para a maioria, um quadro de incerteza e desconfiança que afeta o comportamento do mercado em todos os segmentos, com especial ênfase nas classes mais baixas.

Aquelas que definem a eleição.

O quadro para todo o ano de 2022 já está contratado. Será mais do mesmo do que temos visto agora.
Mais uma vez, uma outra cisão no País fica clara. A dos setores público e privado.

Enquanto o setor público em boa parte deixa-se envolver e contaminar pelas questões políticas de curto prazo, o setor privado teima em buscar soluções para transformar o Brasil no longo prazo, potencializando os recursos e condições que nos trouxeram até aqui, mas que poderiam ter nos levado muito adiante.

Enquanto se discutem os grandes temas nacionais de curto, médio e longo prazo, as classes mais baixas, os segmento C,D e E do potencial de consumo, estão pressionadas pela corrosão de sua renda pela inflação elevada e muitos sobrevivendo de atividades informais para equilibrar a situação. E até isso é de alguma maneira alimentado pela conjugação do auxílio desemprego e da renda extra dos programas assistenciais, o que só induz ao caminho do aumento dessa informalidade no emprego e no empreendedorismo individual.

É um quadro desanimador, para dizer o mínimo, quando se observa o quanto poderia ser feito com os inegáveis pontos positivos que existem na realidade brasileira e o desperdício de tempo, recursos, talento, competência, visão e capacidade de mobilização e atuação do setor empresarial privado.

E que é obrigado a conviver com o desperdício contumaz de recursos, tempo e competência requeridos para atuar num país com suas complexidades habituais e mais aquelas que são impostas por normas, regulamentos, burocracia e descontrole de impostos em boa parte pelo setor público. Sempre reconhecendo a existência de ilhas de excelência na atividade pública do Brasil em várias esferas e nos três poderes.

Mas é mais do que claro que a componente política de curto prazo contamina e distorce a realidade e nos faz ficar reféns do acaso, como no momento presente.

Tudo isso justifica a necessária mobilização do setor privado para criar caminhos estruturais, institucionais e permanentes para ser um ator mais presente e protagonista na discussão dos grandes temas nacionais estratégicos.

Deveríamos ser inspirados por experiências internacionais, como do Keidanren no Japão, entidade privada maior que reúne entidades setoriais naquele país e participa ativa e estruturalmente na discussão dos temas nacionais, evitando que o curto-prazismo contamine a visão estratégica que deve sempre ser predominante na discussão desses temas mais relevantes.

A conjugação dos enormes desafios internos e externos nesse momento, comprometendo tantos negócios e iniciativas e gerando temor e descrença em toda a sociedade, deveria ser o elemento de ignição de uma outra atitude das lideranças empresariais em busca da convergência possível na criação e implantação de um projeto de representação supra setorial e regional que tenha real condição de mudar o cenário atual e próximo futuro.

Só assim estaríamos nos superando e criando algo maior e mais relevante para enfrentar os desafios que aí estão e permanecerão se perdermos a capacidade de mobilização.

Quem sabe faz a hora.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Special Dog Company retoma estratégia de visitas às fábricas para aproximação com lojistas

Próxima Postagem

Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.