Siemens abandona negócios na Rússia por causa da guerra na Ucrânia

Com sanções internacionais abrangentes e as medidas retaliatórias já em vigor e potenciais, há um impacto nas atividades da empresa

A Siemens anunciou nesta quinta-feira que deixará o mercado da Rússia, “como resultado da guerra na Ucrânia”. A companhia informa em comunicado que já começou a reduzir suas operações comerciais e todas as suas atividades de negócios industriais no país, acrescentando que o impacto financeiro da decisão será reportado como parte de seu balanço regular do segundo trimestre.

Após o começo da guerra, a Siemens já havia colocado novos negócios e entregas internacionais para Rússia e Belarus em “modo de espera”, lembra a empresa.

Com sanções internacionais abrangentes e as medidas retaliatórias já em vigor e potenciais, há um impacto nas atividades da empresa, em particular no serviço ferroviário e de manutenção, aponta.

O executivo-chefe da Siemens, Roland Busch, condena a guerra no comunicado. Segundo ele, a decisão de sair do país não é fácil, por relações duradouras com funcionários e clientes, “em um mercado no qual temos estado ativos há quase 170 anos”.

A Siemens diz que pretende realizar um processo ordenado de redução das atividades no país, em linha com as exigências regulatórias e as sanções internacionais em vigor.

Onda de saídas

Desde o início do conflito as grandes empresas anunciaram a saída ou a suspensão de suas operações no país. O McDonald’s, por exemplo, fechou temporariamente todos os 850 restaurantes em território russo. Dias mais tarde, foi a vez de Starbucks e Coca-Cola suspenderem as operações por lá.

No mês de Abril, a companhia de telecomunicações finlandesa Nokia confirmou que deixou os negócios no mercado da Rússia e informou que, com isso, realizou uma provisão de 100 milhões de euros em seu balanço relativo ao primeiro trimestre. No mesmo período, a Intel anunciou a suspensão das operações e o Société Générale informou que deixou de operar no país.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Gabriel Bueno da Costa)

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: