Atacarejos e supermercados voltam a ter fluxo de consumidores semelhante a pré-pandemia

Houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento, apontou estudo

O início da pandemia e o avanço de um cenário cheio de restrições causou impactos nos hábitos de compras das pessoas, especialmente em supermercados e atacarejos. As compras passaram a ser feitas com menos frequência, mas com volume maior de itens.

Hoje, dois anos após o começo da pandemia e com o avanço da vacinação, os hábitos estão sendo retomados. Em estudo realizado pela Radar Scanntech Brasil foi revelado que no mês de abril o fluxo de consumidores em supermercados e atacerejos regionais voltou ao cenário pré-pandemia. Assim como o fluxo, o tamanho das compras realizadas também é semelhante ao período.

De acordo com informações analisadas pelo Radar, houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento. Além disso, os dados apontam para uma estabilização na retração em unidades por ticket, com -10,3%.

“Se compararmos o mês de abril de 2022 com 2019, o comportamento de compra do consumidor está como antes”, comentou Priscila Ariani, diretora na Scanntech. Ela completou explicando que esse comportamento consiste em mais visitas nas lojas e compras menores. “É o novo normal com cara de velho”, finaliza a diretora.

A pesquisa também aponto uma retomada no crescimento do Ticket Médio em valor comparado a abril de 2021 com um aumento de 5,4%, assim o melhor mês do ano.

Já na análise de canais, o levantamento mostrou que o Atacarejo regional apresentou o maior crescimento em faturamento, mas que foi motivado por conta do aumento de preço das mercadorias. Neste canal, se destacam as cestas de Pereciveis, com 15,5% de aumento, mercearia básica com 14,3% e pet com 16,5%.

A análise completa do cenário de abril de 2022 pode ser acessado clicando aqui.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: