Movimento ModaComVerso reúne varejistas em prol de uma moda mais consciente

Pesquisa encomendada pelo movimento apontou que 48% dos entrevistados preferem produtos de empresas que apoiam causas

O movimento ModaComVerso, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), divulgou um levantamento com tendências de consumo e de comportamento do consumidor. O estudo mostrou que iniciativas socioambientais são as mais relevantes na opinião dos clientes.

A pesquisa foi conduzida pelo Instituo Locomotiva, em parceria com a consultoria CAUSE, e reforçou uma das tendências vista durante a NRF deste ano e nos últimos anos de maneira geral. De acordo com o estudo, 48% dos entrevistados preferem produtos de empresas que apoiam causas.

O levantamento ainda mostrou que 80% deixariam de comprar um produto porque a marca está envolvida em denúncia ou acusação sobre práticas sociais. Além disso, 76% estariam dispostos a pagar mais em produtos de empresas comprometidas com causas socioambientais.

O programa

Criado em setembro de 2021, o movimento ModaComVerso surgiu visando trazer transparência para a moda e aproximar os consumidores com empresas têxteis que possuem boas práticas. Ao todo, são 17 varejistas reunidos, 3.715 fornecedores e 16 organizações da sociedade civil comprometidas com boas práticas trabalhistas e com o combate ao trabalho análogo ao escravo.

“Este Programa é considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e da promoção do trabalho digno”, destacou Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Atualmente, mais de 391 mil trabalhadores diretos na produção são beneficiados com seus direitos garantidos e boas condições de trabalho”, completou.

Todas as boas práticas são garantidas a partir de auditorias realizadas pelo Programa ABVTEX, que busca promover o desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva. O programa, além do papel de fiscalização, também foi o responsável pelo surgimento do movimento ModaComVerso.

No movimento ModaComVerso estão reunidos: C&A, Renner, Marisa, Riachuelo, Pernambucanas, Calvin Klein, Bobô, Carrefour, Dafiti, Dudalina, Individual, John John, Le Lis Blanc, Loungerie, Restoque SA, Rosa Cha e YouCom.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: