Consumidor de moda busca excelência no atendimento e experiência emocionante

Varejo experimental se mostra fundamental para garantir o futuro da loja física

Desde que as lojas reabriram, os varejistas tentam descobrir como agradar ao novo consumidor, que se acostumou com as experiências rápidas e convenientes do ambiente online. Uma pesquisa mostra que, no caso do varejo de moda, os clientes estão exigindo compras eficientes, excelência no atendimento e experiências emocionantes.

O relatório, chamado “The Future of Fashion In-Store Engagement”, oferece um estudo aprofundado sobre as necessidades e preferências de mais de 3.500 consumidores, bem como insights de executivos de 73 das maiores marcas de moda da Europa. A pesquisa foi encomendada e divulgada pela Scandit, empresa global de Smart Data Capture.

Para 93% dos varejistas europeus consultados, o varejo experimental é fundamental para garantir o futuro da loja física. Enquanto isso, 73% afirmam que seus investimentos em tecnologia nos próximos 12 meses serão usados para fornecer novas experiências multicanais para os clientes. Para estes entrevistados, planejar o uso da tecnologia para capacitar os associados da loja a se tornarem consultores do tipo concierge foi visto como uma prioridade para 59% dos entrevistados.

Não às longas filas

O estudo indica os três principais fatores que impedem a ida do consumidor de moda aos pontos físicos: 47% apontam as longas filas; 43% responderam a disponibilidade limitada de estoque; para 36%, colaboradores da loja que não podem ajudar a responder suas perguntas são impedimentos de uma boa experiência em ponto físico.

“Com o crescimento das compras online, os consumidores buscam por experiências de varejo conectadas que sejam flexíveis e perfeitas em todos os pontos de contato”, afirma o CEO da Scandit, Samuel Mueller.

Assim, os varejistas devem ser capazes de integrar dispositivos, aplicativos e sistemas de back-end para gerar autonomia aos funcionários da loja em suas atividades diárias. Mais da metade dos varejistas de moda entrevistados (54%) dizem que investir em ferramentas e recursos digitais, como aplicativos, é uma prioridade para os próximos 12 meses. A recompensa é clara: 84% dos varejistas que implantaram aplicativos para atuar com os clientes afirmam ter registrado um aumento no tamanho médio do pedido de transações da loja.

Recrutar, treinar e reter

Segundo a pesquisa, para 48% dos varejistas um dos maiores desafios do setor é a capacidade de recrutar, treinar e reter funcionários. Para muitos, a tecnologia pode ser uma aliada para solucioná-los.  Para 53% dos varejistas consultados os aplicativos aumentam a fidelidade do cliente e cerca de 91% daqueles que usam tecnologia tiveram menos paralisações, além de aumento das vendas e melhor mobilidade dos funcionários da loja.

“A captura inteligente de dados fornece aos colaboradores das lojas de moda a confiança necessária para fornecer um serviço consultivo com precisão e eficiência aos clientes”, alerta Mueller. “Ao oferecer uma experiência intuitiva e fácil de usar em um dispositivo inteligente, eles podem levar consigo para todos os lugares, o dia todo, soluções móveis habilitadas com dados inteligentes”, completa o CEO da Scandit.

Quando se trata dos três principais elementos das compras de moda na loja física, a capacidade de tocar e experimentar os produtos está em primeiro lugar. Em segundo, os consumidores querem comprar imediatamente, sem custos de espera ou envio e, como terceiro e mais importante ponto, desejam um ambiente de loja inovador e experimental com elementos como demonstrações, provadores virtuais ou eventos na loja.

Experiência omnicanal

Olhando para o futuro, uma proporção significativa de consumidores expressou interesse em uma experiência omnicanal combinada na loja. O levantamento mostrou que 75% usariam aplicativos móveis para acessar promoções e ofertas personalizadas na loja; 72% ficariam felizes em usar um aplicativo móvel para saber mais sobre produtos; e 67% dos consumidores estão satisfeitos em usar tecnologias de aplicativos móveis “digitalizar e pagar.”

Além disso, 46% dos consumidores são motivados por demonstrações, displays e eventos para visitar uma loja; e 25% gostariam de ver mais experiências de realidade aumentada, incluindo informações sobre produtos e cupons digitais.

Para atender a essas novas demandas, mais de dois terços (71%) dos varejistas de moda já investiram em tecnologias nas lojas como clientela móvel, aplicativos de checkout e a tecnologia digital que os sustenta; cerca de 73% deles podem escanear códigos de barras para fornecer informações e disponibilidade adicionais de produtos. Ainda nesta área, 68% podem identificar clientes na loja para oferecer uma experiência de compra mais personalizada e 48% têm um aplicativo de ponto de venda móvel para ajudar a reduzir filas e paralisações.

Imagem: Divulgação

Redação

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