Americanas S.A quer formar mais 5 mil mulheres na área de tecnologia até 2023

Essa e outras metas foram traçadas após a divulgação do relatório anual de 2021 da companhia

A Americanas S.A divulgou o relatório anual 2021, documento responsável para trazer os resultados das diversas frentes da companhia e das estratégias de ESG e torna público as metas socioambientais da empresa. Este também será a divulgação do primeiro ano das operações de Lojas Americanas e B2W Digital.

Parte das metas de ESG da Americanas S.A estão em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda da ONU, priorizando especialmente cinco tópicos. No pilar ambiental, a empresa destaca o lançamento do plano de descarbonização, que inclui mitigar impactos ambientais e neutralizar as emissões de gás carbônico até 2025.

Para cumprir tais metas, a Americanas fortaleceu a logística com uma frota multimodal e ecoeficiente, além da redução da geração de resíduos sólidos e uso de energia limpa nas lojas físicas. Nessa mesma linha, a companhia assinou, em março deste ano, o Compromisso Business Ambition for 1.5º, com o objetivo de desenvolver uma meta de redução das emissões tendo como base a ciência (SBT) e alcançar Net Zero.

As ações de sustentabilidade têm dado resultado, a Americanas conseguiu algumas conquistas nestes últimos meses. A empresa foi reconhecida entre as 10 varejistas líderes em sustentabilidade no mundo, de acordo com o The Sustainability Yearbook 2022, e esteve pela oitava vez consecutiva no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Já no pilar social, a Americanas ingressou no Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), coalizão de empresas que como objetivo criar 10 mil posições para negros em cargos de liderança até 2030. Além disso, outro objetivo estipulado foi a contratação de 7 mil jovens em situação de vulnerabilidade pelo Um Milhão de Oportunidade (1MiO), iniciativa liderada pela UNICEF.

Ainda na frente de inclusão, a Americanas colocou como meta formar mais de 5 mil mulheres em tecnologia até 2023, através da criação de um programa que fomenta a educação em tecnologia em diversas regiões do País. Outro ponto destacado foi a expansão do Americanas na Favela e alcançar 50 comunidades, atualmente o projeto está presente em 7 favelas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Para o futuro, a Americanas estabeleceu como prioridade dentro da estratégia de ESG a ODS 4, para promoção de educação de qualidade; ODS 5, de igualdade de gênero; ODS 8, com trabalho digno e desenvolvimento econômico; ODS 10, visando reduzir desigualdades; e ODS 13, com inciativas para mitigar os impactos nas mudanças climáticas. Confira as metas em detalhes:

ODS 4 – Educação de qualidade:

  • Atingir a meta de 100 mil jovens em situação de vulnerabilidade social capacitados pelos programas de formação da companhia até 2023, prevista no plano iniciado em 2014;
  • Capacitar 500 mil jovens em vulnerabilidade até 2025.

ODS 5 — igualdade de gênero:

  • Formar, até 2023, cinco mil mulheres em funções ligadas à tecnologia;
  • Ter 50% de mulheres em cargos de liderança na área de tecnologia até 2030.

ODS 8 – trabalho digno e crescimento econômico:

  • Atingir 100 ONGs, instituições e/ou empreendedores sociais e capacitá-los até o próximo ano (2023);
  • Gerar renda para mais de 2.500 pessoas com a expansão da iniciativa de entregas e inclusão Americanas na Favelas.

ODS 10 — redução das desigualdades (ODS 10):

  • Ampliar a Americanas na Favela para 50 favelas em 2023;
  • Lançar um programa para ampliar a inclusão de negros na liderança até 2023;

ODS 13 — Mitigar os efeitos das mudanças climáticas:

  • Ter, até 2023, 20 mil produtos certificados pelo programa Americanas + Clima, que auxilia os clientes na identificação de produtos que ajudam no combate às mudanças climáticas;
  • Tornar a companhia carbono neutro até 2025;
  • Atingir 100% da operação de loja abastecida com energia renovável até 2030 (hoje em 37%);
  • Aumentar o uso de embalagens recicláveis para reduzir os resíduos sólidos em 30% até 2030

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist