Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice e os desafios sociais do País

Cristina Souza de Cristina Souza
5 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O foodservice e os desafios socias do País

Segundo a consultoria americana McMillanDoolittle, o varejo alimentar é dirigido por três máximas: valor, conveniência e experiência. Se fizermos um paralelo com o foodservice essa lógica também pode ser aplicada.

Objetivamente, a exemplo do que acontece no varejo alimentar, o foodservice de valor é dirigido pelas grandes redes que se conectam com o cliente a partir de agressivas ofertas de preço.

Esse modelo só é possível graças a escala desses negócios, que permite desenvolver negociações de forma agressiva e repassar os benefícios aos consumidores. As redes também possuem sistemas de operação altamente padronizados e constantemente evoluídos, com o uso de equipamentos que asseguram a otimização da mão de obra e o resultado do produto. Por fim, outra fortaleza no modelo é a integração com o seu ecossistema – as redes convidam parceiros, de forma cíclica, a um forte movimento de inovação.

Todo esse composto, atrelado ao uso de tecnologia, leva o foodservice de valor a ganhar cada vez mais relevância no dia a dia dos consumidores brasileiros, já que esses seguem pressionados pela inflação e desemprego, contexto que corrói o seu poder de compra.

Quando o tema é conveniência, os negócios menores (em formato de loja) e mais ágeis em sua mentalidade tomam vantagem, especialmente os nativos digitais ou os que se adaptam à tecnologia com mais velocidade.

O desejo, ou a necessidade, pela conveniência empurram os clientes a pagarem taxas adicionais, se sujeitarem a simplificação de serviço, aceitarem menor diferenciação ou restrições na variedade do cardápio, tudo em nome da rapidez.

Os negócios ícones nesse modelo são as lojas de conveniência, que no Brasil são menores em metro quadrado, mas são gerenciadas por grandes players que asseguram padrões de qualidade superior.

Porém, conceitos integralmente concebidos para o delivery, como as dark kitchens, se destacam junto aos clientes, pois, geralmente, são desenhados para combinar produtos que viajam bem, qualidade na execução, baixo atrito e velocidade, o permitindo recebê-lo em até 30 minutos.

Outro movimento é o dos negócios compactos, que se apoiam fortemente em tecnologia. Sem transação de dinheiro, permitem pedido antecipado e constroem uma jornada a partir de um menu restritivo, porém de altíssima fluidez.

As grandes redes consideram a conveniência um ponto fundamental em sua estratégia, investem pesado em tecnologia e turbinam seus modelos de drive thru para combinar valor e conveniência.

Por fim, a experiência. Esse é o território mais democrático para os pequenos negócios independentes ou para os conceitos casual e fine dining. Pequenos negócios capricham na combinação de indulgência e ambientes instagrameáveis. Em muitos casos, claramente com uma visão de curto prazo, porém, privilegiam a conexão com os consumidores. Com sorte, seguem no mercado.

E no fine dining, chefes de cozinha confluem a experiência no prato. Zelam por ingredientes e técnicas, combinadas a ambientes sofisticados, alguns até menos pretenciosos, mas invariavelmente amparados por serviço de alta qualidade. Tudo isso custa, pois, apesar dos esforços para a democratização, tanta dedicação humana envolvida, bem como matérias-primas selecionadas, elevam o investimento para o cliente.

O casual dining se propõe a otimizar espaços, menus e serviço, de forma a compor uma experiência bastante superior a de uma operação de autosserviço, mas sem a diferenciação do fine dining. Um modelo promissor no País, com marcas icônicas em ascensão. Para as classes C e B são conceitos aspiracionais, especialmente para momentos de celebração.

A desigualdade da sociedade brasileira nos organiza em clusters e isso dirige o acesso ao foodservice. Recentemente conheci Thiago Vinícius, sócio da Tia Nice, do Organicamente Rango, um restaurante localizado em uma comunidade na zona sul de São Paulo e ele disse “o pessoal da comunidade quer comer bem, ser bem atendida e ser respeitada”. Essa é uma questão que envolve questões político-sociais.

Os negócios de foodservice de valor, conveniência ou experiência entregam o que organização social do País representa hoje. Quais são as suas ações para mudar isso?

Não! Não para mudar o foodservice, mas para mudar o País! 😉

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pix pode ajudar lojista a diminuir inadimplência e conquistar público mais jovem no crediário

Próxima Postagem

Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos

Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.