Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ecossistemas Competitivos

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
21 de fevereiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos temas “ocultos” da NRF* foram os Ecossistemas Competitivos, modelo mental que as empresas norte americanas têm ao buscar coalisões com empresas especialistas para complementar e alavancar a sua oferta.

 Estou chamando os Ecossistemas Competitivos de tema oculto pois ele não foi um tópico tratado abertamente nas palestras da NRF, porém ele fica evidente ao analisarmos com maior profundidade os cases apresentados, nas visitas técnicas que fizemos ou visitando a feira de exposição do evento.

As empresas norte americanas e seus executivos parecem ter um modelo mental mais aguçado e treinado para buscar associações com outras empresas que complementem e permitam alavancar a sua oferta de produtos ou serviços. Essas parcerias objetivam em sua essência unir as competências de empresas com grande especialização, permitindo com que o produto ou serviço que emerge da união delas seja melhor, mais inovador, mais ágil e mais barato do que se as empresas fossem desenvolver essas competências individualmente.

Três dias antes da NRF, a GS&MD – Gouvêa de Souza leva seus clientes para um tour de visitas técnicas no varejo americano e em uma dessas visitas tivemos a oportunidade de visitar e sermos recebidos na mais nova loja do Whole Foods em Williamsburg, onde conferimos de perto a parceria que a empresa tem com o Instacart.

O Whole Foods é um dos maiores Hiper/Supermercados dos EUA, sendo o maior orientado à produtos orgânicos, a empresa fatura USD 16 bilhões de dólares anualmente e é reconhecida por sua excelência nos produtos, atendimento e comunicação.

O Instacart por sua vez é uma plataforma para compra de produtos de mercearia online, onde as compras são entregues em até 1 hora com preços bastante competitivos. A empresa tem sido chamada do Uber do varejo, pois usa o mesmo modelo de negócios, ou seja, pessoas se cadastram na plataforma como compradores (ao invés de motoristas no Uber), os clientes fazem suas compras na plataforma, pagam com seu cartão de crédito e o pedido de venda é enviado para o comprador cadastrado mais próximo disponível. Esse comprador realiza a compra, selecionando os produtos (escolhendo as frutas, legumes e verduras por exemplo), o comprador passa as compras em um caixa exclusivo do Instacart e as compras são entregues pelo comprador ao cliente (há a opção do cliente pegar as compras na loja também).

O que mais chama atenção em tudo isso é que o Whole Foods, uma empresa de USD 16 bilhões anuais, optou por usar a plataforma do Instacart para vender online ao invés de desenvolver a sua própria plataforma, percebendo que a empresa teria mais competência que ela, seria mais ágil e entregaria mais valor aos seus clientes.

A parceria foi estabelecida em 2014, na época ainda em piloto onde o Whole Foods foi a primeira rede nacional a apostar no Instacart, atualmente a parceria está em operação em praticamente todas as lojas da rede, sendo que em Set/16 o Whole Foods comprou USD 36 milhões em participação do Instacart, empresa essa com valor de mercado estimado em mais de USD 2 bilhões.

Fica aqui as provocações para os nossos negócios e que divido com vocês, quais parcerias a sua empresa poderia fazer que poderiam mudar ou alavancar exponencialmente o seu negócio? Quais processos a sua equipe gasta tempo e foco atualmente que parceiros poderiam fazer melhor e mais barato? Quais produtos e serviços poderiam nascer da união das competências da sua empresa com outras?

Para conhecer mais sobre o Instacart, recomendo o vídeo abaixo:

https://youtu.be/qjh6qrjcpsI

 

Postagem anterior

Pesquisa da ABRASCE traz o panorama dos strip malls no Brasil

Próxima Postagem

Sem entender não é possível atender

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Sem entender não é possível atender

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.