Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Aprender fazendo com simuladores

M&C Media Labs de M&C Media Labs
21 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

“É impossível para um homem aprender o que pensa que já sabe”, escreveu Epicteto, filósofo grego. Por isso mesmo, a metacognição é tão importante no processo de desenvolvimento humano: “meta” significa um compromisso assumido consigo mesmo e “cognição “é o processo de conhecer, de se conectar e aprender sobre algo novo”. Metacognição, portanto, significa aprender a aprender.

Um dos grandes desafios dos profissionais que atuam na área de educação é conseguir a atenção e o engajamento dos participantes em aprender sobre algo. E o que explica esses desafios é a falta de consciência da necessidade de aprender sobre aquele tema que será desenvolvido, porque o nível de consciência está na ignorância da sua incompetência.

Ele não sabe que não sabe.

Então, como trazer o participante para este nível de consciência? Um ótimo recurso são os jogos estruturados de alto impacto.

Confúcio já disse: “Se eu ouço, eu esqueço; se eu vejo, eu lembro; se eu faço, eu aprendo”.

Caminho com este lema em minha vida desde meu primeiro empreendimento, há mais de 20 anos, sempre criando possibilidades para o aprendizado espontâneo e divertido. Na aplicação de jogos e simuladores, os participantes se envolvem e tomam decisões que geram resultados. Eles colocam, de fato, as “mãos na massa”.

E por que eu foco nesta forma de desenvolver pessoas?

Escuto muito que “aprendemos com os erros”, mas, quando se trata das empresas, me pergunto, quem paga por estes erros?

O profissional pode ter uma punição pelo seu erro, mas a “herança” dele fica com a companhia. Um desastre aéreo é o maior exemplo disto. Por essa razão, os pilotos treinam em simuladores.

Esta é a importância dos jogos e simuladores no desenvolvimento dos times. A partir da análise dos resultados, os participantes assumem a responsabilidade por suas decisões e ações.

E assumem que:

  • Agora, eu sei que não sei;
  • Me ensine;
  • Eu não sabia que ao tomar essas decisões teriam esses resultados.

A partir desses insights vem a consciência em cujo nível o engajamento para aprender sobre algo se torna mais urgente e leva a equipe a se transformar em aprendiz. Dessa forma, aprendemos corrigindo os erros.

Para fundamentar essa questão, vamos relembrar os estágios do aprendizado, criados na década de 1970 por Noel Burch.

Inconsciente incompetente: Neste estágio da incompetência inconsciente, o participante não sabe que não sabe.

Consciente incompetente: Neste estágio, as pessoas alcançam o nível de saber que não sabem alguma coisa, tornam-se conscientes de sua própria incompetência e assumem a responsabilidade de aprender sobre algo.

Consciente competente: Eu sei que sei. Nesse momento, ocorre o desenvolvimento em um determinado campo de conhecimento e essas pessoas se tornaram competentes nesse novo campo.

Inconsciente competente: Nesse estágio, a aplicação da nova competência é feita com maestria. Essa nova competência é posta em uso sem perceber e sem pesar. É como dirigir um carro.

Os jogos são aplicados há milhares de anos, e o primeiro jogo de que se tem notícias é o Senet. O mais antigo hieróglifo representando um jogo de Senet é datado entre 3.100 e 3.500 a.C., o que faz dele o jogo de tabuleiro mais antigo registado pelo homem.

Existem ainda outras referências que datam de 5.500 a.C., as mais antigas encontradas sobre o jogo. Trata-se de uma pintura na tumba de Hesy-Ra, um alto oficial do Egito Antigo, que viveu durante a terceira dinastia, sob o reinado do faraó Djoser por volta de 2.600 a.C.

Encontraram também uma pintura da rainha Nefertari, na parede de sua tumba, jogando Senet contra um oponente que não pode ser visto na representação.

Também foram encontrados cinco kits dos jogos na tumba de Tutancâmon (1.336  a.C. a 1.327 a.C. ) em 1922, quando o arqueólogo inglês Howard Carter descobriu sua tumba quase intacta no Vale dos Reis, perto da cidade egípcia de Luxor.

Os estudiosos dizem que os jogos eram usados para estudar e criar estratégias de guerra.

Também no antigo Egito, este jogo pode ter adquirido uma qualidade mágica ou mística, tornando-se algo como um ritual dentro de si mesmo. Acreditava-se que era preciso vencer uma partida de Senet contra o Deus Rá após a morte para poder entrar no paraíso.

Talvez, por isso mesmo, ficou conhecido como o “Jogo de passagem da alma para outro mundo”. E,  muito provavelmente, dele originou-se o gamão.

Hoje a gamificação está em alta, mas que tal saber que virou moda um recurso que já tem quase 8 mil anos?

Utilizar os jogos para envolver público, divertir-se, criar engajamento e gerar resultados imediatamente. A sua equipe vai agradecer e você vai encarar seu trabalho como fonte infinita de diversão e criação. E terá resultados mais duradouros, memoráveis.

Venha para o jogo!

Daniel Ramirez é diretor e fundador do Grupo Azevedo Ramirez
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumo de sorvetes subiu 15% em 2023 em meio a ondas de calor e novos produtos

Próxima Postagem

Petrobras e BNDES vão criar fundo CVC para micro, pequenas e médias empresas

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petrobras e BNDES vão criar fundo CVC para micro, pequenas e médias empresas

Petrobras e BNDES vão criar fundo CVC para micro, pequenas e médias empresas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.