ANR e IFB alertam sobre prejuízos a comerciantes do Centro com falta de energia

Desde segunda-feira, 18, o bairro Higienópolis sofre com as interrupções no fornecimento de luz

A região central da capital paulista continua a ser penalizada pelas interrupções no fornecimento de energia. O problema começou na segunda-feira, 18, quando a Enel responsabilizou uma escavação realizada pela Sabesp na área, que nega a ocorrência. Nesta quinta-feira, 21, a MERCADO&CONSUMO apurou junto a comerciantes locais que pelo menos o bairro Higienópolis continua a sofrer com a falta de energia elétrica.

“Acompanhamos com muita preocupação os acontecimentos na região central da cidade de São Paulo. Falhas de energia acarretam em impactos expressivos para os bares e restaurantes e, por isso, reforçamos que nesse tipo de caso cabem reparações aos estabelecimentos. Observamos de perto a situação e junto ao nosso time jurídico aguardamos o desenrolar do cenário”, disse Fernando Blower, diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Três dias atrás, os bairros afetados pela falta de luz incluíam, além do Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque.

A ANR destacou que as quedas de energia exercem um enorme impacto negativo sobre o setor alimentício, pois causam prejuízos econômicos e sociais, produtos perecíveis podem se tornar impróprios para o consumo e, como consequência, provocar perdas financeiras dos estabelecimentos devido à falta dos insumos e do valor investido. “Adicionalmente, a loja, impossibilitada de operar, também comprometerá suas vendas”, informou a associação.

Ingrid Devisate, vice-presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), ressalta que ainda que este seja um setor resiliente, é complexo e difícil se planejar para situações como estas. “A capacidade de um estabelecimento se recuperar rapidamente após esses eventos está diretamente ligada ao apoio de parceiros, como empresas especializadas em perdas e desperdício de alimentos que, de forma ágil, conseguirão operacionalizar essas perdas, bem como fornecedores, que deverão com velocidade suprir o estoque perdido. A implementação de estratégias preventivas e planos de recuperação é crucial para mitigar os efeitos adversos como estes”, comentou Ingrid.

Procon

O Procon-SP voltou a notificar a Enel sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da capital. As reclamações no órgão de defesa do consumidor começaram na última sexta-feira, 15, quando o aeroporto de Congonhas precisou paralisar suas operações.

No sábado, 16, a falta de energia foi relatada na região da rua 25 de Março durante a manhã e na segunda, 18, no bairro de Higienópolis, o que levou à interrupção de atividades comerciais, inclusive de instituições hospitalares e de ensino. Os problemas ainda persistem.

Na notificação, o Procon-SP pede que a Enel Eletropaulo esclareça os motivos da falta de energia elétrica, qual o tempo total de duração do evento e estimativa de consumidores impactados, bem como as providências adotadas tanto para o restabelecimento do serviço quanto para o atendimento, informação e orientação aos consumidores que tentaram contatar a empresa.

Imagem: Shutterstock

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