O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 13,5% no ano passado, alcançando R$ 273,08 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Recentemente, a ABF também divulgou o Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias do País, com a Cacau Show liderando entre as franquias e o Market4u entre as microfranquias. Com um mercado em plena expansão, você já se perguntou quanto custa abrir uma franquia de uma grande rede? Qual o tempo médio do retorno do investimento? Quais são os requisitos necessários?
Saiba, a seguir, como se tornar franqueado de algumas das maiores redes de franquias e microfranquias do Brasil.
Franquias
Cacau Show

A Cacau Show lidera, pelo terceiro ano consecutivo, a lista das maiores franqueadoras do Brasil, segundo a ABF. Com 507 novas unidades em 2023, a marca busca aumentar a participação de multifranqueados de 60% para 70% em 2025.
A rede oferece diferentes modelos de franquia com investimentos a partir de R$ 64,9 mil e retorno estimado entre 12 e 24 meses. Entre as opções, há lojas tradicionais e compactas, além de quiosques e contêineres, cada um adequado a diferentes perfis de empreendedores e espaços comerciais. O faturamento anual pode chegar a R$ 1,4 milhão, dependendo do formato escolhido.
Para se tornar franqueado, o primeiro passo é realizar um cadastro no site da Cacau Show. Em seguida, o candidato participa de uma reunião de apresentação dos modelos de negócio e passa por uma análise individual para avaliar seu perfil e a viabilidade do ponto comercial desejado. Caso o local seja aprovado por um comitê interno, a empresa realiza uma visita técnica e apresenta um business plan detalhado. Com a aprovação final, o franqueado inicia o processo de implantação e treinamento. O prazo entre a aprovação do ponto e a inauguração da unidade varia de 60 a 90 dias.
O Boticário

A marca de cosméticos O Boticário figura na vice-liderança entre as maiores franquias no ranking da ABF. A empresa encerrou 2024 com 3.746 operações.
Existem franquias no modelo de lojas de rua e quiosques, localizados em diversos tipos de empreendimentos, como shoppings e aeroportos. Tornar-se um franqueado da marca requer a participação em um processo de seleção.
A franqueadora exige experiência mínima de 12 meses no varejo, formação em gestão ou área relacionada e disponibilidade para administrar a unidade conforme os padrões da marca. Após atender a esses requisitos, o interessado deve preencher um formulário com seus dados pessoais, formação acadêmica e experiência profissional. A empresa analisa o perfil do candidato, incluindo sua localidade e situação financeira, antes de aprová-lo como franqueado.
Para abrir uma loja do O Boticário, é necessário realizar um investimento a partir de R$ 90 mil, além da taxa de utilização da marca, que é de R$ 45 mil. O prazo de retorno varia entre 18 e 36 meses.
McDonald’s

O McDonald’s é a maior rede de fast-food do País e a terceira maior rede de franquias, segundo o ranking da ABF, com 2.704 unidades. Mas como se abri e quanto custa uma franquia do McDonald’s?
A rede de restaurantes é operada pela master franqueadora Arcos Dorados, responsável pela marca na América Latina e no Caribe. Para abrir uma unidade, é necessário um investimento a partir de R$ 2,67 milhões, com um período de retorno estimado em cerca de 60 meses.
O McDonald’s opera nos modelos drive-thru, lojas e quiosques de shopping. Os interessados devem entrar em contato por um e-mail disponível no site da marca, onde terão acesso a um questionário de compatibilidade de perfil. Após todo o processo de seleção, que inclui entrevistas e treinamento, o candidato aprovado poderá iniciar a operação da loja.
Colchões Ortobom

A 4ª maior rede de franquias do Brasil, segundo o levantamento da ABF, é a Colchões Ortobom. Em 2024, a marca fechou o ano com 2.387 lojas franqueadas.
O faturamento mensal é de R$ 40 mil a R$ 80 mil por loja de rua e de R$ 150 mil a R$ 300 mil nas franquias de shopping. Para abrir uma unidade, é necessário um investimento médio inicial de R$ 1 mil por m² e um capital de giro mínimo de R$ 30 mil. O retorno do investimento varia de 12 a 18 meses.
Para fazer parte da rede de franquias, é necessário preencher um formulário disponível no site da marca, com informações básicas, e aguardar o contato.
Lubrax+

Saltando da 6ª posição em 2023 para a 5ª em 2024, a Lubrax+ conta com quase 1.700 unidades franqueadas no País.
A rede possui uma taxa de franquia única de R$ 18.900, com uma taxa de royalties de 5% do faturamento bruto mensal e uma taxa de fundo de marketing de 1% do faturamento bruto mensal. O prazo de retorno do investimento varia de 24 a 36 meses.
A Lubrax+ conta com um sistema exclusivo de automação, o Lubrax+ System, que permite ao franqueado gerenciar toda a operação de sua unidade. A rede disponibiliza em seu site um formulário para os candidatos que desejam se tornar franqueados da marca.
Microfranquias
Market4u

Na categoria de microfranquias, o Market4u lidera. De acordo com o ranking da ABF, a rede, que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e espaços comerciais, conta com mais de 2.185 unidades.
Mas quanto custa abrir uma franquia da Market4u? Para obter uma franquia da rede líder na categoria de microfranquias, é necessário um investimento inicial a partir de R$ 80 mil para a abertura da primeira loja, incluindo estoque inicial, equipamentos e câmeras. Esse valor também cobre a taxa de franquia para mais quatro lojas, além da primeira unidade.
Para abrir um minimercado autônomo, a área mínima necessária é de 3 m². O tempo de contrato é de cinco anos.
O prazo de retorno do investimento varia entre 16 e 24 meses, com um faturamento médio mensal de R$ 10 mil a R$ 15 mil por unidade e R$ 100 mil por franqueado com múltiplas lojas. O lucro médio mensal é de 15% sobre o faturamento bruto.
Prudential

A seguradora de vida Prudential ocupa a segunda posição no ranking de microfranquias da ABF, com 1.986 franquias em 2024.
Abrir uma franquia da Prudential requer um investimento a partir de R$ 45 mil, sem a necessidade de aquisição de um ponto físico. O período de retorno é de até seis meses.
A rede oferece capacitação aos franqueados para que possam planejar e oferecer soluções personalizadas com base nas necessidades dos clientes. Além disso, conta com master franquias que fornecem suporte e acompanhamento no desenvolvimento dos negócios dos empresários franqueados.
Seguralta

Com um faturamento anual de até R$ 2 milhões por franqueado, a Seguralta é a terceira maior rede de microfranquias do País, operando com 1.779 unidades no Brasil.
O investimento inicial varia conforme o modelo de franquia: a modalidade home office exige um investimento a partir de R$ 40 mil, com retorno a partir de sete meses, enquanto o modelo office requer um investimento a partir de R$ 70 mil, com retorno a partir de 12 meses. A rede oferece programas de incentivo e acesso a uma universidade corporativa para capacitação dos franqueados.
O faturamento médio mensal na modalidade home office é de R$ 15 mil, com um lucro médio de R$ 8 mil por mês. No modelo office, o faturamento médio mensal é de R$ 24 mil, com lucro de R$ 13 mil.
Na modalidade basic, o investimento inicial é a partir de R$ 75 mil, com faturamento médio mensal de R$ 24 mil. Já no modelo standard, o investimento é a partir de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil. Todas as informações sobre como se tornar um franqueado ficam disponíveis no site da Seguralta.
Kumon

Figurando na quarta posição entre as maiores microfranquias do País, a Kumon conta com mais de 1.550 operações.
Para abrir uma unidade da rede, é necessário ter identificação com a área de educação, formação universitária e conhecimento básico de matemática e português, sendo desejável também o conhecimento em inglês.
O investimento inicial é a partir de R$ 50 mil. A Kumon não cobra taxa de publicidade, e os materiais didáticos são fornecidos sem custos para uso dos alunos. O prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses. A rede de educação disponibiliza uma página em seu site com todas as informações sobre como se tornar um franqueado.
É Seguro Corretora

Fechando o top 5 das maiores microfranquias no ranking da ABF, a É Seguro Corretora conta atualmente com 1.048 operações pelo Brasil.
O investimento mínimo é a partir de R$ 9.990, com prazo de retorno entre 3 e 18 meses. A rede atua em mais de 20 segmentos, incluindo seguros, consignados e consórcios, entre outros. Ela oferece três modelos de franquia: Loja Comercial, Home Office com um segmento e Home Office com todos os segmentos.
O cadastro para se tornar um franqueado da É Seguro Corretora pode ser realizado no site da companhia. A rede disponibiliza suporte e treinamentos para seus franqueados.
Mas por que abrir uma franquia?
Para 2025, a ABF projeta um aumento de 8% a 10% no faturamento do setor. De acordo com Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, o modelo de franquia permite um crescimento acelerado e com menor necessidade de capital próprio, já que o investimento na abertura das unidades é feito pelos franqueados.
A executiva destaca três principais benefícios ao abrir uma franquia:
- Maior capilaridade, permitindo a abertura de várias unidades em um curto período, acelerando a expansão;
- Maior visibilidade da marca, fortalecendo seu posicionamento no mercado e aumentando seu valor;
- Redução do investimento próprio da empresa na expansão, uma vez que os maiores aportes são feitos pelos franqueados.
Antes de assinar um contrato para a abertura de uma franquia, é necessário fazer uma análise detalhada do negócio. Lyana explica que o sistema de franquias oferece diversas vantagens, mas também exige comprometimento e cumprimento de normas legais.
“O franqueado, por exemplo, tem a responsabilidade de preservar a reputação da marca e seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora”, diz.
Não se pode escolher uma rede franqueadora apenas pelo prestígio de mercado. Segundo a CEO do Grupo Bittencourt, é fundamental “analisar os números do negócio, a qualidade do suporte oferecido pela franqueadora e a experiência de outros franqueados antes de tomar a decisão final”.
Segmentos mais promissores para 2025
De acordo com Lyana, o segmento de alimentação tem ganhado relevância nos últimos anos, assim como os de entretenimento e lazer e estética e bem-estar.
Ela também destaca o segmento de serviços especializados, que vem crescendo significativamente. “Eles oferecem, por exemplo, reparos de roupas, uma necessidade crescente com as compras de vestuário online. Também estão ganhando força as lavanderias automatizadas e as empresas de reparos residenciais”, conta.
Imagens: Envato, Divulgação e Reprodução