O investimento da Lupo em inovação tem se refletido em crescimento de lojas, franquias e e-commerce, mesmo em meio à pandemia. O grupo conta atualmente com 654 lojas (sendo 395 franquias Lupo; 11 franquias Lupo Sport; 70 franquias Scala; 129 lojas Tudo Lupo e 49 lojas By Trifil) e abriu 60 novas lojas em 2020.
Para que o planejamento de crescimento não fosse impactado, um plano de redução de impactos para mitigar riscos, com reuniões online com os lojistas, foi elaborado para as unidades em funcionamento. Também foi criado um laboratório de desenvolvimento de soluções para acelerar a transformação digital das lojas. A previsão é de que o grupo chegue ao final de 2025 com 1.207 lojas, um crescimento médio de 111 unidades por ano.
Centenária, a Lupo criou, no início de 2020, um laboratório de desenvolvimento de soluções para o varejo voltadas para a transformação digital dos PDVs. A primeira solução entregue em 2020 foi um app de checkout móvel que funciona integrado com as máquinas de cartão das adquirentes, que visa melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência do PDV.
Redução das filas
A utilização do checkout móvel proporciona a redução nas filas de pagamento, vistas como um dos principais pontos de atrito durante a jornada de compras. Com essa nova ferramenta, o vendedor é responsável pela venda e recebimento, evitando uma “quebra” no relacionamento já estabelecido com o consumidor durante o processo.
Além disso, todas as etapas da venda podem ser feitas em qualquer espaço da loja, evitando aglomerações, o que é fundamental para reduzir a possibilidade de contaminação considerando o atual período de pandemia.
O investimento para implantação de loja foi reduzido consideravelmente, pois elimina a necessidade de um mobiliário específico para o caixa, hardware e software. Por ser muito mais intuitivo, o custo com treinamentos dos colaboradores também foi reduzido em 40%.
Atualmente, 40 lojas estão funcionando com app de checkout móvel e a Lupo pretende disponibilizar essa solução para toda a rede até o final de 2022.
Por consequência, a implantação do checkout móvel abriu caminho para a solução omnichannel. Nela, os estoques das modalidades física e digital serão integrados (prateleira infinita), reduzindo rupturas, trazendo novas oportunidades de venda e aumentando a rentabilidade das operações.
Canais de venda integrados
De olho na tendência omni, o grupo está desenvolvendo a plataforma Fast Lupo, que busca integrar os canais de venda, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra unificada, independentemente do canal utilizado.
“É um desafio enorme interligar vários canais de distribuição com sistemas de tecnologia diferentes, além de modelos de gestão independentes. Porém, a marca enxerga muitas oportunidades para essa plataforma. Para os lojistas, essa estratégia se traduz em novas oportunidades de venda e fidelização do consumidor”, explica a diretora-presidente da Lupo, Liliana Aufiero. “Seguiremos evoluindo a plataforma Fast Lupo e integrando com nossos lojistas, para melhorar ainda mais a experiência de compra de nossos consumidores”, completa.
No primeiro semestre de 2021, o grupo iniciou a implantação da modalidade em que o consumidor realiza sua compra no site e recebe com prazo de frete otimizado. Para isso, a plataforma disponibiliza o pedido feito no e-commerce para lojas próximas ao endereço do consumidor; essas terão a oportunidade de capturar o pedido e realizar a entrega.
Em novembro de 2019, a operação do site, incluindo a central de atendimento e toda área logística, foi internalizada. A partir disso um plano de crescimento com foco em performance e evolução na experiência de compra do consumidor foi criado, atingindo, assim, um crescimento de 256% no ano de 2020 e 3410% no período de janeiro e fevereiro de 2021.
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