Embora o negócio de entrega de um restaurante seja baseado em sua marca, as preferências de lanchonete para experiências de refeições na loja e pedidos para comer em casa podem ser muito diferentes. Por causa dessa discrepância, Cheung disse que é permitido – e até mesmo uma jogada de marketing inteligente – criar um menu de entrega diferente do que é oferecido internamente.
“Muitos de nossos restaurantes que foram bem sucedidos desde os primeiros dias aprenderam que podem querer ter pratos de assinatura personalizados que podem não ser os mesmos pratos da fórmula da loja”, contou Cheung aos participantes da NRA. Parte dessas considerações deve centrar-se em quão bem a comida se manterá em trânsito, disse ele.
A entrega de terceiros também oferece aos restaurantes a oportunidade de desenvolver uma marca totalmente nova e um pacote de produtos por meio de um segundo menu digital ou um restaurante fantasma. Por exemplo, quando a Uber Eats percebeu que havia demanda por tacos na região de Salt Lake City que não estava sendo atendida, a empresa procurou o restaurante parceiro La Tenoch para sugerir que criassem um restaurante virtual para preencher a lacuna. O restaurante mais tarde lançou South City Tacos no aplicativo Uber Eats, disse Cheung, que dobrou suas reservas brutas na plataforma.
Este modelo oferece aos restaurantes a chance de dar uma grande mordida no mercado de entregas, o que não mostra sinais de desaceleração. Cheung disse que 60% dos restaurantes relatam que a entrega está impulsionando as vendas incrementais, e que em 2022 as vendas digitais devem saltar para US$ 53,5 bilhões, em comparação com os US$ 30,6 bilhões projetados para este ano.
A Uber Eats ajudou seus parceiros de restaurantes a lançar cerca de 1.500 restaurantes virtuais nos EUA e no Canadá, disse Elyse Propis, líder de operações de restaurantes virtuais no Uber.
Ainda assim, lançar um negócio virtual completamente novo não é viável para todas as marcas de restaurantes e requer muitos ajustes operacionais. Mudanças de menu menos intensas também podem ser caras. Por exemplo, 22% dos operadores relatam que as refeições de valor prejudicam suas margens , de acordo com pesquisa do TD Bank. Os serviços de entrega terceirizados como um todo também podem prejudicar as finanças dos restaurantes, mas a empresa off-premise oferece oportunidades financeiras significativas.
“Não importa qual seja o seu perfil demográfico, todos estão nos dizendo que vão usar a entrega de alimentos mais e mais no futuro. Estamos vendo essa tendência acelerar”, disse ele.
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