A Target, como o Walmart, se beneficiou dos clientes que estocavam produtos básicos e de limpeza no início do trimestre, enquanto a demanda por itens não básicos, como produtos de beleza, artigos para o lar e roupas, aumentou quando as verificações de estímulos chegaram no final de abril.
Embora as mercearias e as redes de supermercados dos EUA tenham visto um aumento monumental nas vendas durante o trimestre, elas têm pouco a mostrar em termos de lucro, pois a maior parte de seus fundos foi gasta em bônus e horas extras para manter as lojas funcionando durante a pandemia.
“O último trimestre foi diferente de tudo que eu já vi”, disse o diretor executivo da Target, Brian Cornell. “Foi intenso, volátil e estressante para o país”.
No geral, as vendas comparáveis on-line aumentaram 141%, beneficiando-se de investimentos em serviços de entrega no mesmo dia, como pick-up na loja, Drive-up e Shipt, e representaram quase todo o crescimento de vendas nas mesmas lojas no primeiro trimestre. O lucro líquido, no entanto, caiu 64,3% no trimestre, enquanto os custos operacionais aumentaram 11%.
A Target, que já estabeleceu suas metas financeiras para o ano, está reservando quase US$ 500 milhões para gastar na manutenção de padrões de segurança nas lojas e pagar aos funcionários salários mais altos.
“Há tanta incerteza quanto penso no balanço do ano. Obviamente, estamos assistindo de perto o que acontece do ponto de vista econômico”, disse Cornell.
Em uma base ajustada, a empresa ganhou 59 centavos por ação, superando as expectativas já reduzidas de 40 centavos.
“A Target está priorizando a abertura para os clientes. Essa estratégia faz sentido, embora os resultados a curto prazo provavelmente continuem voláteis”, disse Greg Melich, analista da Evercore ISI.
Com informações da Reuters.
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