Natura lança ferramenta própria de compras ao vivo, a LiveShopping

Sessões têm se tornado um fenômeno na Ásia, em especial na China

A Natura acaba de ampliar seu portfólio de soluções digitais com o lançamento do Natura LiveShopping, ferramenta de compras ao vivo. A novidade, uma combinação de streaming de vídeo e e-commerce, aposta na interatividade e em conteúdos envolventes para tornar a experiência de venda e compra mais dinâmica e imersiva tanto para as consultoras quanto para os clientes.

Nos últimos anos, as sessões de transmissão ao vivo têm se tornado um fenômeno na Ásia, em especial na China, à medida que os consumidores anseiam por experiências e recomendações personalizadas. Até março de 2020, o país registrou 560 milhões de pessoas assistindo a programas de compras ao vivo, um aumento de 126 milhões em relação a junho de 2019, segundo um estudo publicado pelo China Internet Network Information Center.

O valor do mercado chinês de compras ao vivo está avaliado em US$ 66 bilhões, conforme a empresa de pesquisa de mercado iResearch. No Brasil, a tendência avança a passos largos. De acordo com dados do YouTube obtidos pela Revista Exame, a busca por conteúdo ao vivo cresceu 4.900% durante a quarentena.

Em 2020, a The Body Shop, parte do grupo Natura &Co ao lado de Natura, Avon e Aesop, já havia se tornado a primeira marca de beleza a fazer uma LiveShopping. Agora, o grupo expande a solução no Espaço Digital, dentro do SuperApp das Consultoras de Beleza Natura. Desde abril, a marca conduz um projeto piloto com um grupo selecionado de consultoras e líderes de negócio, muitas já habituadas às interações ao vivo nas redes sociais. O objetivo é expandir a ferramenta para toda a rede com interface e usabilidade simples e intuitiva.

Natura lança ferramenta própria de compras ao vivo, a LiveShopping
Diogo Antônio da Silva, consultor Natura e um dos usuários da nova plataforma de lives

Funcionalidade e tecnologia

Com mais de 74 mil seguidores no YouTube e mais de 25 mil no Instagram, o influenciador carioca Diogo Antônio da Silva, de 36 anos, se familiarizou rapidamente com o LiveShopping. “O fato de o cliente se interessar pelo produto e não precisar sair do meu espaço para comprá-lo enquanto estou ao vivo é formidável. Me senti muito confortável com a ferramenta. Em 20 minutos a minha live estava montada”, comenta ele, que é consultor da Natura há 23 anos. “Tenho muito pouco tempo no meu dia a dia, então tudo o que traz funcionalidade e tecnologia é bem-vindo. É uma solução na qual todos ganham”, afirma Diogo.

Já a pernambucana Amanda Barros, consultora da Natura há 12 anos, não tinha tanta experiência com as transmissões em tempo real. O “Bazar da Amanda” costumava acontecer em vídeo-chamadas para grupos fechados por WhatsApp de moradores de Santa Cruz do Capibaribe e cidades próximas, nas quais a consultora exibia os produtos, mas sem aparecer.

“Foi um desafio muito grande ir para a telinha e apresentar os produtos, mas foi incrível. Consegui ter um alcance muito maior e em todo o Brasil. Sinto que, com essas novas funcionalidades, os consumidores não me veem somente como uma consultora de beleza, mas como uma consultora online, que está sempre conectada. O cliente passa a te enxergar como uma profissional impecável”, avalia Amanda.

 

Jornada de digitalização

Segundo Agenor Leão, vice-presidente da Plataforma de Negócios da Natura &Co Latam, a expansão do Natura LiveShopping é um movimento natural na jornada de digitalização da marca, que desde 2012 vem apostando fortemente na ampliação de seu ecossistema digital. Entre os exemplos, o executivo cita o voice commerce, serviço de compra por voz por meio do Google Assistente, e o social selling, modelo que combina venda direta com redes sociais e que cresceu de forma acelerada com a chegada da pandemia.

Na Natura, as vendas digitais tiveram alta de 253% de acordo com resultados do balanço do primeiro trimestre de 2021. Considerando a marca Natura na América Latina, o número médio de consultoras que compartilham conteúdos aumentou mais de 350%, e os pedidos por meio das mais de 1,3 milhão de lojas virtuais das consultoras na região cresceram 80% na comparação com igual período de 2020.

“O fato de sermos cada vez mais um ecossistema digital cria oportunidades exponenciais para a Natura. Ferramentas como o Natura LiveShopping empoderam as consultoras e melhoram a experiência dos clientes, além de fortalecer o vínculo das relações entre as pessoas, algo que valorizamos muito em nosso negócio. Temos hoje mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, que, em breve, atenderão 20 milhões de consumidores online e que, por sua vez, formarão parte de uma rede de 200 milhões de consumidores no mundo, e que estarão cada vez mais online. E esse potencial é ainda maior quando olhamos para Natura &Co. Juntas, essas quatro empresas têm uma jornada importante pela frente. Nossa capacidade de promover e de compartilhar valor foi ampliada”, finaliza Agenor.

Imagens: Divulgação

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