Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do trabalho e como estar preparado para ele

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
21 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 4 minutos

É inegável o impacto das mudanças geracionais e da transformação digital na sociedade, nos negócios, comunicação e no relacionamento entre as pessoas. Seja pelo uso das novas tecnologias ou pela própria mudança das pessoas, comportamentos e mentalidade, é inegável também que vivemos e coexistimos de uma maneira completamente diferente da conhecida até poucos anos atrás.

Um mundo complexo, volátil, ambíguo e incerto exige dos profissionais, empreendedores e das próprias organizações uma mentalidade também nova, capacitada e preparada para lidar com esta nova realidade. Já dizia Albert Einstein que os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.

Se até pouco tempo atrás falávamos da importância de habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e negociação, (que continuam imprescindíveis), hoje já falamos em habilidades cognitivas além das comportamentais, que vão desde a capacidade de resolução de problemas complexos, criatividade, pensamento crítico, inteligência emocional e da própria flexibilidade cognitiva. Uma vez que a tecnologia substituirá as funções técnicas e operacionais, a capacidade de colaboração e de tomar decisões baseadas em questões abstratas com muitas variáveis e – apenas para citar – o respeito à cultura corporativa e o bem-estar da equipe, serão essenciais.

O profissional deve estar comprometido com o seu próprio desenvolvimento, investindo em ferramentas que possam ajudá-lo a refinar essas capacidades e a desenvolver novas. Autoconhecimento e empatia para perceber as fortalezas e limites dos times também. Estamos falando de líderes não apenas mais humanos, mas mais atentos ao seu poder de influência na vida dos outros, sua capacidade de desenvolvimento, seu talento para transformar (realidade, negócios e vida). A questão do propósito – individual e organizacional também entra forte neste contexto, exigindo que as pessoas se posicionem.

No trabalho do futuro, estas habilidades serão uma questão de sobrevivência.

O impacto das novas tecnologias vem sendo sentido pelas empresas também na mobilidade de seus times.  Mais profissionais, especialmente os mais jovens, estão usando smartphones e aplicativos para trabalhar em diferentes locais, distantes muitas vezes do escritório. Que o mundo do trabalho jamais esteve tão interconectado já não se tem mais dúvida. Bilhões de pessoas hoje estão ligadas à internet, dispositivos móveis e tecnologias de comunicação, que mudaram a forma com que nos relacionamos.

Nas empresas, o impacto dessa conectividade vem se refletindo nos modelos de negócios, comportamentos, habilidades e na velocidade com que as mudanças acontecem no mundo corporativo. Algumas das tendências para o trabalho do futuro, porém, já são observáveis em muitas indústrias – e apontam o caminho que os negócios estão seguindo.

Equipes multidisciplinares
As equipes multidisciplinares já são uma realidade e as competências analíticas e habilidades comportamentais são mais demandadas. Ter um olhar para os profissionais focado em suas competências e habilidades permite uma alocação destes de forma mais produtiva e assertiva em cada projeto, demanda ou desafio dentro das organizações. Esta atuação exige mais flexibilidade quanto a cargos e hierarquia, pois os profissionais são alocados conforme sua contribuição, não conforme a posição que ocupam. Neste sentido, as startups têm uma atratividade enorme, principalmente para os jovens. Além da liberdade de criar, elas têm um perfil corporativo diferente, estruturas pouco definidas e menos burocracia, o que atrai pessoas com vontade de realizar e ver o resultado do seu trabalho.

O futuro é digital
A inteligência artificial vai realizar a maioria das atividades como cálculos complexos e resolução de problemas cotidianos. O elemento mais importante no trabalho do futuro será a maneira de se relacionar, as competências comportamentais e a inteligência coletiva. A forma de operar do futuro é digital – engenheiros precisam conhecer o potencial da engenharia com as novas tecnologias, médicos devem ir além da medicina e entender o impacto da robótica. Todas as profissões estão hoje identificando novos modelos emergentes.

Fluidez do ambiente de trabalho
Os trabalhadores móveis, que passam cada vez menos tempo em suas mesas e transitam entre reuniões, viagens, home office e visitas ao cliente, já compõem hoje parcela significativa da mão de obra global. A conectividade vai permitir cada vez mais que tenhamos uma melhor qualidade de vida evitando picos de trânsito ou optando por horários mais flexíveis e adequados ao nosso estilo de vida e trabalho. Isso atende a duas demandas: dos trabalhadores que buscam mais equilíbrio, e das empresas, que se tornam mais eficientes e assertivas.

Modelos flexíveis de trabalho
 trabalho do futuro compreende a diversidade das empresas e dos estilos de vida dos profissionais. O contrato fixo de tempo integral dá cada vez mais espaço aos modelos mais flexíveis de terceirização, outsourcing, serviços temporários e consultorias. Os negócios se tornam mais eficientes e diminuem o tempo de resposta às demandas dos mercados, deixando suas equipes permanentes a cargo de atividades estratégicas. Os profissionais ganham em qualidade de vida e motivação, com modelos de trabalho mais atuais e condizentes com suas expectativas.

Espera-se que ao menos 20% de suas equipes sejam compostas por temporários ou terceirizados em 2022. É mandatória uma revolução da eficiência do trabalho nas próximas décadas. Há um mundo de informações úteis a serem utilizadas para melhorar a vida das pessoas. Essas mudanças abrem oportunidades para que atividades de alta tecnologia, que não demandam um alto impacto humano, sejam feitas a distância. Tudo isso porque a ideia de se fazer mais com menos tem um limite. Em equipes com profissionais já sobrecarregados, o objetivo é trabalhar de forma mais simples e ganhar agilidade. A terceirização, os serviços compartilhados e o trabalho temporário são algumas das soluções para tirar a carga operacional e dar mais responsabilidade estratégica à equipe permanente.

Os profissionais do futuro devem combinar familiaridade com as inovações tecnológicas, habilidades comportamentais e capacidade analítica. Os especialistas concordam que os trabalhos operacionais, repetitivos e que requerem tarefas simples serão os mais ameaçados pela ascensão das tecnologias – e podem desaparecer em poucos anos. Por outro lado, há duas tendências que se mantêm fortes: as profissões high tech, de alta especialização e impacto tecnológico, e as high touch, de alto impacto humano.

E você, como está se preparando para este futuro tão próximo?

Se quiser falar mais sobre este assunto, trocar ideias e expor seu ponto de vista, falamos no e-mail [email protected].

Até a próxima!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Visa lança rede de transações financeiras com blockchain

Próxima Postagem

Festas juninas crescem nas periferias, trazendo oportunidades para varejistas

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Festas juninas crescem nas periferias, trazendo oportunidades para varejistas

Festas juninas crescem nas periferias, trazendo oportunidades para varejistas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.