Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Episódio 5: O protagonismo do RH na transformação digital

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
21 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Como já sabemos, a transformação digital está impulsionando mudanças na vida das pessoas e na rotina dos negócios. As relações entre colaboradores, clientes e com o mercado em geral mudaram significativamente e cada vez mais as pessoas são os artistas principais desse espetáculo que trouxe novas tecnologias, conectividade e automação.

Quando falamos em pessoas, estamos falando em mudança de mentalidade, de engajamento, de otimização de processos e de desenvolvimento de talentos. E quem faz isso? De quem é a responsabilidade de cuidar das pessoas e provocar nelas esse crescimento? Sim, estamos falando do nosso querido RH.

RH que passou a ser cada vez mais estratégico e menos burocrático. O RH passou a ter um desafio duplo: o de transformar digitalmente os seus processos e operações e o de transformar a força de trabalho e a maneira como o trabalho é executado.

A tecnologia traz muitos ganhos em otimização, em redução de custos e em automação, dando maior eficácia para os processos. E é uma grande aliada do RH, o nosso principal agente de mudança.

É essa amplitude no papel do RH que o coloca nesse posto de principal agente na mudança, indo muito além da implementação das novas tecnologias, mas sendo o grande responsável pela jornada das pessoas.

Os verdadeiros líderes de RH incorporam esse papel fundamental e lideram os funcionários em uma direção positiva, pautada na credibilidade e na confiança, medindo os resultados destas mudanças de forma estruturada com o objetivo de garantir a sustentabilidade de tudo o que está sendo implementado.

Quando se fala em transformação digital, se fala em RH. Existem três papéis neste processo que vão muito além da tecnologia e suas implementações. Veja quais são eles:

  • RH como líder em inovação:
    A inovação começa nas pessoas. As novas forças de trabalho estão cada vez mais colaborativas e diversas, com diferentes gerações compartilhando o mesmo ambiente. Para isso, o RH precisa ser inovador, dando espaço para as pessoas falharem e aprenderem;
  • RH como líder no crescimento do negócio:
    A busca pela necessidade de alavancar o negócio em produtividade, atendimento a clientes e desenvolvimento de novos produtos e serviços é a grande mola impulsionadora da transformação digital. E o RH é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento organizacional.
  • RH como agente de mudança:
    Os melhores líderes agem como agentes de transformação e direcionam os funcionários de forma positiva, com muita confiança e transparência.

Precisamos do RH composto por líderes que atuem de forma estratégica, que busquem uma vantagem competitiva para a empresa e que atuem tendo sempre em mente a importância das pessoas nesse processo.

Conforme Dave Ulrich e outros autores, no livro “A Transformação do RH: Construindo os Recursos Humanos de Fora para Dentro”, “o maior desafio dos profissionais do RH na atualidade é ajudar suas respectivas organizações a ter sucesso. Concentrar-se na função externa do RH é fundamental para isso, entendendo o que clientes e investidores precisam e como o RH pode contribuir para o sucesso da empresa”.

Em toda essa transformação digital, cada vez mais o RH vai se distanciar das tarefas operacionais e administrativas e vai se especializar em gerir pessoas. Atuando de forma ágil, valorizando a experiência de cada um e a cultura da empresa.

O nosso convidado nesse artigo é o Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting, que vem contribuir nos enriquecendo com a sua experiência como mentor da BBX e professor de MBA para Inovação e Gestão de Mudanças, trazendo a sua visão sobre o RH como propulsor de negócios:

“A transformação digital associada a tecnologia e a comunicação garante a constante evolução para os ambientes de negócios. As diferentes áreas se juntam no entendimento do papel, objetivos e responsabilidades e, de forma cooperada, atuam. RH tem um papel relevante na manutenção de um dos ativos mais importantes das corporações, seus funcionários.

Atrair e reter talentos, de forma a construir e envolver a melhor equipe para a organização, é apenas o início desta jornada. Algoritmos e inteligência estão entre as ferramentas utilizadas para a otimização da busca e seleção dos talentos e combinar programas e plataformas otimiza a experiência dos funcionários. Não menos importante, RH tem um papel importante para que os funcionários defendam os valores e propósito da empresa e sua marca.

Pesquisas comprovam que um dos maiores desafios das lideranças é o de aperfeiçoar as competências de seus funcionários. Um profissional bem informado e capacitado produz mais e associar o desafio dos profissionais à aprendizagem é um papel de RH juntamente às lideranças. Compatibilizar objetivos de negócios e ter uma plataforma para fazer a gestão da aprendizagem, coletivamente, multiplicam o resultado para o negócio. Estas plataformas auxiliam os líderes na formação de seus times, sem nenhum impacto pelo virtual e remoto. Experiências são compartilhadas e, por meio do conceito de ‘gamificaton’, as melhores práticas podem ser reforçadas.”

Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting

Estamos na era das pessoas, na qual o potencial criativo e estratégico dos colaboradores tem cada vez mais relevância e valor dentro das organizações! Precisamos de RHs de olhos atentos aos times, pois ali vão encontrar as suas melhores respostas!

Boa sorte e até o próximo episódio!

Nota: Confira os episódios 1, 2, 3 e 4 desta série clicando em “Transformação digital é moda ou veio para ficar?”, “Você já quebrou silos hoje?”, Transformação digital e ESG: juntos ou separados? e Você viu a gamificação por aí?

Patricia B. Bordignon Rodrigues é Diretora de Marketing e Canais Benkyou
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Atacadão conquista eficiência energética com carregadores inteligentes de baterias

Próxima Postagem

“Varejo precisa tirar o ‘gap’ da tecnologia”, diz CEO do Banco Carrefour

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia", diz CEO do Banco Carrefour

"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia", diz CEO do Banco Carrefour

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.