Criar novas categorias no varejo pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o crescimento do negócio como um todo. É fato que à medida que as preferências e os comportamentos dos consumidores evoluem, essas categorias podem ser expandidas para atender a necessidades emergentes e acompanhar as tendências do mercado.
A iniciativa pode atrair ainda mais clientes, inclusive aproveitando as oportunidades de nicho, consolidar a marca como referência em seu segmento, impulsionar o valor do ticket médio, expandir para mercados ainda não explorados, bem como colaborar para que as empresas se diferenciem da concorrência e demonstrem inovação.
No entanto, é essencial que a criação de novas categorias seja baseada em uma pesquisa de mercado sólida, análise das necessidades dos clientes, além de considerações sobre a viabilidade e o potencial de retorno sobre o investimento.
Nesse sentido, utilizar os dados do CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma estratégia eficaz para o varejo. O CRM é uma ferramenta que permite às empresas coletar, armazenar e analisar informações sobre seus consumidores, interações e comportamentos de compra. É possível identificar os padrões de compra, incluindo produtos que são frequentemente adquiridos em conjunto.
Dessas informações, por exemplo, podem sugerir oportunidades para criar novas categorias de produtos complementares ou relacionados. Ou ainda, revelar segmentos de mercados específicos com necessidades distintas, de acordo com a segmentação de clientes ou comportamento de compra sazonal.
Abaixo seguem alguns exemplos de novas categorias que o varejo pode implantar de acordo com as principais tendências de consumo:
- Categorias sustentáveis: Esta categoria incluiria produtos ecologicamente corretos, biodegradáveis, recicláveis e com menor impacto ambiental. Seria destinada a atender às necessidades dos consumidores preocupados com a sustentabilidade.
- Categorias de produtos orgânicos e naturais: Esta categoria seria voltada para alimentos, produtos de cuidados pessoais e limpeza doméstica que são feitos com ingredientes naturais e orgânicos, atendendo à demanda crescente por opções mais saudáveis.
- Categorias de produtos sênior: Esta categoria atente às necessidades e estilo de vida da terceira idade, como suplementos, cuidados pessoais, entre outros.
- Categorias de produtos para bem-estar e autocuidado: Esta categoria abrangeria itens que promovem o bem-estar físico, mental e emocional dos clientes, como produtos de aromaterapia, suplementos naturais, medidores de saúde pessoal e equipamentos de exercícios.
- Categorias de produtos de estilo de vida digital: Nesta categoria, seriam agrupados produtos relacionados à cultura digital e ao entretenimento online, como livros eletrônicos, assinaturas de streaming, dispositivos de jogos e produtos relacionados a influenciadores digitais.
- Categorias de produtos para home office: Esta categoria seria composta por produtos que atendem às necessidades dos trabalhadores remotos, como acessórios ergonômicos, equipamentos de videoconferência e materiais de organização.
- Categorias de produtos para animais de estimação: Nesta categoria, seriam agrupados itens para cuidados, alimentação e entretenimento de animais de estimação, incluindo alimentos premium, brinquedos interativos e produtos de higiene.
- Categoria de produtos para bebês: produtos essenciais para o cuidado e bem-estar dos bebês e facilitar a rotina dos pais. É possível reunir nessa categoria fraldas, acessórios, higiene e cuidado pessoal, roupas, alimentação infantil, brinquedos educativos, além de itens para cuidado durante a gravidez.
Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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