Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quer fazer parte da festa? Então, é bom se preparar

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
21 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

No final do mês de junho aconteceu a maior feira de franquias do mundo. E vocês podem pensar que para participar é necessário viajar para algum mercado internacional. Mas eu te digo que ela acontece aqui mesmo no Brasil, em São Paulo. Sempre que a ABF Expo Franchising acontece, vemos os olhos de alguns empresários brilharem por vislumbrarem um novo caminho para a expansão de suas marcas.

Ao verem a magnitude do evento e quantidade de empresas que apostam nesse setor e, principalmente, a quantidade de pessoas que desejam empreender no sistema, eles começam vislumbrar a oportunidade de ter parceiros externos ao negócio, que vão seguir as regras da marca e fazê-la chegar a mais mercados sem investimento direto da companhia. De fato, estão certos de que essa é uma grande vantagem. Mas o franchising vai além.

Uma de nossas grandes missões ainda antes de começar um projeto de consultoria é dar a visão clara de que ingressar no franchising exige, sim, investimento da marca nesse processo e muita dedicação.

Criar a estrutura da franqueadora que vai dar suporte à nova rede que se forma, com processos bem definidos, pessoas adequadas e especializadas no franchising e que estão focadas em fazer o negócio dar certo para ambas as partes – franqueados e franqueadora -, exige esforço, dedicação e investimento.

Estruturar a empresa para dar esse passo vai desde a elaboração dos manuais, que vão tangibilizar todo o know-how da marca por meio de  processos padronizados, ao desenvolvimento dos treinamentos para os franqueados, a confecção de toda a documentação jurídica para proteger a marca e resguardar a empresa de estar dentro do que rege a legislação do sistema de franquias e muito mais.

Mas antes de tudo isso, as perguntas que devem ser respondidas são: será que está na hora de franquear o negócio? Será que este empresário está pronto? O mercado tende a receber bem esse novo negócio? Ele é viável financeiramente?

E como descobrir se o momento é oportuno para a empresa? Fazendo uma análise profunda do negócio. No processo de análise da franqueabilidade, a empresa é examinada no detalhe: percepção da marca no mercado, aceitação do produto/serviço, avaliação dos consumidores, estrutura de custos e de resultados, capacidade de abastecimento e de gerar resultados consistentes e até mesmo o básico, como o seu nível de formalização.

Somente depois de definida a viabilidade do ingresso da marca no franchising é que chega-se à fase tão desejada pelas empresas que é a de ver o negócio expandir e ganhar mercado com franqueados à frente do negócio.

E aí, sim, a marca começa efetivamente a estar a um passo de estar entre aquelas que buscam candidatos a franquia numa expo tão importante como a nossa. Se quiser estar lá, é melhor se preparar.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Como o varejo pode criar novas categorias e conquistar mercados?

Próxima Postagem

Mercado de inverno impulsiona vendas no setor de varejo

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado de inverno impulsiona vendas no setor de varejo

Mercado de inverno impulsiona vendas no setor de varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.